Empresas brasileiras intensificam investimentos em compliance

Empresas brasileiras intensificam investimentos em compliance

Pesquisa revela que 73% das companhias planejam aumentar treinamentos da área até o final do ano

Impulsionadas pela necessidade de adaptação às exigências legais e da preservação da integridade corporativa, as empresas brasileiras estão investindo cada vez mais na área de compliance. O levantamento Integridade Corporativa no Brasil: evolução do compliance e das boas práticas empresariais nos últimos anos, revelou que 73% das 113 empresas entrevistadas planejam investir em treinamentos voltados à conformidade legal até o final de 2024.

Com a finalidade de sensibilizar, educar e engajar os colaboradores em relação às normas, políticas e regulamentos internos e externos que regem o negócio, algumas empresas optam por fazer eventos que mostrem a importância da área, como é o caso do Compliance Day, realizado há 4 anos pela Idea Maker, fintech especializada em soluções digitais para meios de pagamento e transações de dados com vendas incentivadas.

“Nossas práticas internas de comunicação e treinamento, juntamente com a realização anual deste evento, reforçam nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as operações. Acreditamos que eventos como este são ferramentas fundamentais para o contínuo desenvolvimento e eficácia do nosso Programa de Integridade (PIIM)”, declarou Daiane Ribeiro, gerente jurídica e de compliance da Idea Maker. Para fortalecer o programa, a empresa também foi contemplada recentemente com quatro certificações ISOs, reconhecidas internacionalmente como padrões de excelência, que reforçam o compromisso da companhia com a segurança da informação, proteção de dados, compliance e antissuborno.

Já a Kamino, software de automação e gestão financeira com banco integrado mais completo do Brasil, está estruturando seu ciclo de auditoria interna e externa, visando revisar contratos, atualizar as políticas e mapear eventuais pontos que necessitem de aprimoramento, a partir do time de Legal e Compliance da companhia.

“Estamos focados em fortalecer nossa Política de Proteção de Dados, de modo a proteger cada vez mais nossos clientes e parceiros. Anualmente mapeamos todas as nossas áreas corporativas, visando estar atualizados com todo o nosso sistema de Governança. Outro pilar do nosso Time de Compliance é o fortalecimento de práticas com objetivo de exercer a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD-FT). O programa de Due Diligence e KYC está em processo de expansão para integrar as auditorias de revisão, seguindo um calendário próprio em conjunto com as normas do Banco Central do Brasil. Por fim, ainda esse ano lançaremos nosso Canal de Escuta, espaço seguro reservado aos nossos colaboradores, com o intuito de promover o bem estar de todos.”, conta Claudia Dias, Legal & Compliance Counsel da Kamino.

O investimento em tecnologia no campo do compliance é uma tendência crescente, especialmente no Brasil. A adoção de inteligência artificial (IA) tem se destacado como uma prática comum entre empresas que operam no país. Segundo o Relatório de Integridade Global 2024, da EY, ferramentas baseadas em IA estão sendo amplamente aplicadas em soluções de compliance e integridade. Na amostra brasileira, 51% dos entrevistados afirmaram utilizar essas tecnologias, um índice significativamente superior à média global, que é de 29%. Esses dados reforçam o protagonismo do Brasil na implementação de tecnologias inovadoras para garantir a conformidade e a ética nos negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *