Especialistas dão dicas para atrair e reter talentos em 2025

Especialistas dão dicas para atrair e reter talentos em 2025

Estratégias focadas na identificação, contratação e manutenção de profissionais qualificados podem ser o caminho

Manter bons profissionais em uma equipe é tão importante quanto atraí-los. Enquanto a retenção foca em ações para engajar e preservar os talentos dentro da organização, evitando a rotatividade e perda de conhecimento, a atração refere-se às ações tomadas pela empresa visando chamar a atenção de pessoas qualificadas para as vagas.

Um levantamento realizado pela WeWork, em parceria com a Page Outsourcing, em 2023, revelou que para 95% dos colaboradores a flexibilidade é um fator decisivo ao aceitar uma proposta de emprego. Além disso, 78% dos entrevistados afirmaram que considerariam trocar de trabalho com base nesse aspecto, o que destaca a importância de fatores além do salário nas organizações. Pensando nisso, quatro executivos elencaram dicas para tornar o seu negócio mais atraente, mantendo uma equipe engajada, qualificada e produtiva. Confira:

Maximize os talentos dos colaboradores

Para Ricardo Rocha, CEO e cofundador da acaso, startup global com foco em futuro do trabalho, implementar e experimentar soluções para maximizar o potencial dos talentos pode ser um caminho para atraí-los e desenvolvê-los. “Acredito em habilidades, não em cargos. O futuro do trabalho pede que tenhamos um olhar mais humanizado para além de cargos, colocando os indivíduos em posições onde eles possam entregar o seu máximo potencial. Por isso, a importância, por exemplo, de um sistema operacional dentro de uma organização que identifique esses pontos”, explica o executivo.

Ofereça benefícios personalizados para os colaboradores

Segundo Carlos Zuccolo, Head da Hyper Island, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, a próxima geração de talentos não será conquistada apenas com salários altos ou valores bem alinhados. “Em 2025, será necessário tratar os profissionais como consumidores de experiências —  isso significa criar jornadas de trabalho tão envolventes quanto as que encontramos em aplicativos de entretenimento ou plataformas de lifestyle. Micro benefícios customizados, reconhecimento em tempo real e ambientes que estimulam a criatividade e a autonomia serão o novo normal para quem quer liderar na retenção de talentos”.

Reconheça e valorize a parentalidade

Para Susana Zaman, co-fundadora da Maternidade nas Empresas, consultoria especializada em equidade de gênero pela valorização da parentalidade no ambiente corporativo, implementar práticas que promovam o acolhimento das figuras parentais e a equidade é o primeiro passo para impulsionar os resultados do negócio. “A parentalidade é uma experiência transformadora, que exige resiliência, capacidade de priorização, gestão de tempo, empatia, inteligência emocional, entre outras habilidades que são essenciais no ambiente de trabalho. Por isso, quando reconhecida e valorizada, não apenas beneficia o profissional, mas também cria equipes mais colaborativas e eficazes. Neste sentido, as empresas têm a oportunidade de transformar a sociedade, atrair e reter talentos, além de impulsionar resultados e crescimento para todos os envolvidos”, afirma.

Revisite os projetos de atração e retenção

Vitória Christo, Head de People & Culture da ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia, acredita que é preciso investir constantemente em ações voltadas à atração de novos talentos, sem descuidar dos profissionais que já foram atraídos. “A ilegra faz parte de um setor desafiador e competitivo, que é o de tecnologia, e com frequência está revisitando seus projetos de atração e retenção. Algumas dicas que deram certo: investir na marca empregadora, mostrar com clareza os seus diferenciais diante do mercado e, por fim,  o cuidado ao bem estar do colaborador e o trabalho remoto”, finaliza.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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