Hotmilk da PUCPR, estabelece parcerias para cursos e imersões com instituições de Portugal e da Espanha

Hotmilk da PUCPR, estabelece parcerias para cursos e imersões com instituições de Portugal e da Espanha

Hotmilk PUCPR busca ampliar as fronteiras de seus associados

Não só os ecossistemas de inovação, mas as missões internacionais, tem revelado inúmeras oportunidades para as startups brasileiras. De acordo com dados do estudo Impacto da Internacionalização em Startups lançado recentemente pelo Observatório Sebrae Startups, 46% dos participantes do Web Summit Lisboa 2022 e 2023 abriram filiais internacionais, enquanto 72,3% conquistaram novos clientes.

Impulsionando ainda mais este movimento, a Hotmilk, um dos principais ecossistemas de inovação do país e que faz parte da PUC-PR, com 350 startups, firmou parceria com a Lisbon Digital School, para adicionar um módulo internacional online, com foco no mercado europeu e global, para o Innovation Academy, área de capacitação corporativa da Hotmilk em inovação, com para cursos sobre inovação. Ao final desse módulo, no segundo semestre de 2025, será realizada uma missão internacional para visitar a escola presencialmente, assim como empresas parceiras de Lisboa e Oeiras.

O acordo aconteceu na “Missão Europa” realizada em novembro de 2024, durante o Web Summit e, a partir de agora, as startups que residem na sede da Hotmilk terão a oportunidade de participar de eventos de inovação na Universidade La Salle – uma das maiores referências de ensino no mundo, por intermédio do ecossistema de inovação da universidade espanhola, a Technova. “Será uma porta de entrada para que as nossas startups possam desbravar o mercado europeu com o apoio de uma instituição que dispensa apresentações”, reforça o Gerente de Growth e Estratégia, Thiago Moro.

Na Universidade Católica do Porto, uma das mais prestigiadas universidades portuguesas, o ecossistema do Paraná conheceu a plataforma de inovação e sustentabilidade desenvolvida em parceria com a startup Planetiers e celebrou a concepção de uma trilha de ESG em conjunto: “A visita à Planetiers e à Católica Porto Business School foi inspiradora, pois ambas são referência em desenvolvimento sustentável. Durante nossas conversas, identificamos uma grande sinergia para criar uma trilha de capacitação em ESG que una o conhecimento acadêmico de excelência da Católica Porto, a expertise prática da Planetiers em soluções sustentáveis e a nossa visão estratégica na Hotmilk. Essa parceria tem o potencial de preparar startups e empresas brasileiras para liderar com impacto positivo no cenário global”, detalha Thiago.

“Com mais de 350 startups aceleradas e mais de 3,5 mil negócios conectados a grandes empresas, a Hotmilk PUCPR sempre busca ampliar as fronteiras de seus associados, tanto das startups, como das empresas associadas. Por isso, essa agenda foi muito positiva para abrir ainda mais portas no mercado europeu”, destaca Marcelo Moura, diretor do hub de inovação.

Inovação portuguesa

Hoje vista como a “Califórnia da Europa”, Portugal tem se consolidado não só como um local turístico, mas também como um pólo de tecnologia e inovação – e tem chamado cada vez mais atenção de negócios brasileiros que querem expandir para a Europa. Tanto que o país já tem, desde 2019, um visto especial para criar empresas tecnológicas, o Startup Visa. Durante o WebSummit, inclusive, as prefeituras do Rio de Janeiro e Lisboa também assinaram um acordo para trazer unicórnios europeus (startups que valem mais de U$ 1 bilhão) para o Brasil.

Segundo um estudo do Distrito, o Brasil já é o principal destino de investimentos na América Latina. Desde o início de 2024, as startups brasileiras captaram cerca de U$ 1,46 bilhão em capital de risco, um crescimento de quase 10% em relação ao mesmo período de 2023. Thiago acredita que isso se deve a um cenário de câmbio favorável, bem como às proximidades culturais e linguísticas.

“Portugal e Brasil têm uma conexão histórica e cultural, o que facilita a construção de relacionamentos com parceiros locais, investidores e clientes, acelerando o processo de entrada de empresas europeias no mercado latino-americano e trazendo possibilidades para as nossas startups explorarem oportunidades em um setor maduro e diversificado”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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