Mau uso do cartão corporativo: como evitar e gerir com mais controle os gastos de colaboradores

Mau uso do cartão corporativo: como evitar e gerir com mais controle os gastos de colaboradores

Atividade consome tempo e gera dor de cabeça aos gestores

Se tem uma coisa desafiadora no dia a dia das empresas é o gerenciamento das despesas corporativas realizadas por colaboradores, como gastos com viagens, eventos, campanhas de marketing digital, assinaturas de softwares, almoços com clientes e mobilidade (estacionamento, combustível, transporte etc.). Essa atividade consome muito tempo dos gestores, dos departamentos financeiros e de Recursos Humanos e pode trazer muita dor de cabeça!

Com a evolução tecnológica, empresas têm adotado formas inovadoras como solução prática e eficiente para gestão financeira e controle de despesas. Além de trazer agilidade e segurança jurídica para a relação entre colaboradores e organizações, essas ferramentas se destacam pelo potencial de combate à fraude, oferecendo recursos como acompanhamento de gastos em tempo real, limites preestabelecidos e maior transparência nas transações e prestação de contas.

Uma das soluções disponíveis no mercado é o PagCorpsistema de gestão de gastos corporativos integrado com múltiplos cartões Mastercard, que facilita o dia a dia dos colaboradores ao eliminar a necessidade de uso de dinheiro próprio e realizar a prestação de contas de forma prática no app. Para o gestor e time financeiro, o diferencial está em monitorar transações instantaneamente e analisar despesas com base nas políticas da empresa. Essas funcionalidades reduzem significativamente os riscos de fraudes financeiras, além de simplificar a prestação de contas.

Liliane Josua Czarny, Sócia e CMO da ACG, empresa que atua no mercado de contas de pagamento e cartões corporativos há 15 anos, reforça a eficiência deste modelo: “No nosso caso, o sistema permite visibilidade e controle integrais dos valores disponíveis e movimentações de todas as contas e cartões utilizados pelos colaboradores de toda a hierarquia da empresa”. O PagCorp possui atualmente mais de 5.000 empresas de diferentes portes e setores, consolidando-se como referência no segmento.

Benefícios

  • Para as empresas: controle centralizado das despesas, maior segurança contra fraudes e eficiência nos processos administrativos e financeiros.
  • Para os colaboradores: agilidade na prestação de contas, maior autonomia para realizar despesas e a eliminação de burocracias, como elaboração de relatórios de prestação de contas o armazenamento físico de recibos/notas fiscais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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