Mau uso do cartão corporativo: como evitar e gerir com mais controle os gastos de colaboradores
Atividade consome tempo e gera dor de cabeça aos gestores
Se tem uma coisa desafiadora no dia a dia das empresas é o gerenciamento das despesas corporativas realizadas por colaboradores, como gastos com viagens, eventos, campanhas de marketing digital, assinaturas de softwares, almoços com clientes e mobilidade (estacionamento, combustível, transporte etc.). Essa atividade consome muito tempo dos gestores, dos departamentos financeiros e de Recursos Humanos e pode trazer muita dor de cabeça!
Com a evolução tecnológica, empresas têm adotado formas inovadoras como solução prática e eficiente para gestão financeira e controle de despesas. Além de trazer agilidade e segurança jurídica para a relação entre colaboradores e organizações, essas ferramentas se destacam pelo potencial de combate à fraude, oferecendo recursos como acompanhamento de gastos em tempo real, limites preestabelecidos e maior transparência nas transações e prestação de contas.
Uma das soluções disponíveis no mercado é o PagCorp, sistema de gestão de gastos corporativos integrado com múltiplos cartões Mastercard, que facilita o dia a dia dos colaboradores ao eliminar a necessidade de uso de dinheiro próprio e realizar a prestação de contas de forma prática no app. Para o gestor e time financeiro, o diferencial está em monitorar transações instantaneamente e analisar despesas com base nas políticas da empresa. Essas funcionalidades reduzem significativamente os riscos de fraudes financeiras, além de simplificar a prestação de contas.
Liliane Josua Czarny, Sócia e CMO da ACG, empresa que atua no mercado de contas de pagamento e cartões corporativos há 15 anos, reforça a eficiência deste modelo: “No nosso caso, o sistema permite visibilidade e controle integrais dos valores disponíveis e movimentações de todas as contas e cartões utilizados pelos colaboradores de toda a hierarquia da empresa”. O PagCorp possui atualmente mais de 5.000 empresas de diferentes portes e setores, consolidando-se como referência no segmento.
Benefícios
- Para as empresas: controle centralizado das despesas, maior segurança contra fraudes e eficiência nos processos administrativos e financeiros.
- Para os colaboradores: agilidade na prestação de contas, maior autonomia para realizar despesas e a eliminação de burocracias, como elaboração de relatórios de prestação de contas o armazenamento físico de recibos/notas fiscais.