5 maneiras para alcançar o bem-estar na carreira em 2025

5 maneiras para alcançar o bem-estar na carreira em 2025

Veja como não comprometer a saúde física, mental e os relacionamentos pessoais

Não conseguir equilibrar vida pessoal e profissional é uma das principais causas que comprometem a falta de bem-estar no ambiente corporativo —  o que impacta diretamente na produtividade, desempenho e qualidade de vida do colaborador. De acordo com o Panorama do Bem-Estar Corporativo 2025, conduzido pela Wellhub, 47% dos entrevistados afirmam que o estresse no trabalho impacta negativamente seu bem-estar mental, enquanto 96% relatam algum nível de estresse durante o expediente.

Pensando neste cenário, Verônica Magariños, partner da Hyper Island Americas e head de Habla Hispana, consultoria global especializada em jornadas de aprendizado e transformação, indica as maneiras para alcançar o bem-estar na carreira em 2025. Confira:

1. Abra mão de tentar controlar tudo

Aceite e abrace as incertezas e as mudanças inesperadas. Em vez de tentar equilibrar tudo de forma perfeita, busque um ritmo que faça sentido para você, integrando os diferentes aspectos da sua vida de maneira leve e natural.

2. Time-boxing no lugar de lista de To Do’s

Observe seu dia, hora por hora, e organize suas atividades dentro do tempo disponível. Seja realista e deixe de acreditar que o tempo irá se flexibilizar para viabilizar suas necessidades.

3. Olhe para seu bem estar físico, psicológico e emocional

O que pode me ajudar a melhorar nesses aspectos? Identifique e faça o que for necessário, sem adiar. Encare isso como um investimento em você mesmo, porque, cedo ou tarde, a conta sempre chega.

4. Generosidade

Perceba as pessoas ao seu redor e ofereça sua empatia, atenção, escuta, cuidado e apoio. As conexões humanas são a essência do bem-estar e trazem propósito e significado à vida.

5. Deixe fluir

Tenha clareza sobre os valores que realmente importam para você e defina o que é inegociável. Para o restante, mantenha a mente aberta e esteja disposto a se adaptar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *