Apesar da alta do dólar, preços dos eletroeletrônicos têm queda de 3,6% em 2024

Apesar da alta do dólar, preços dos eletroeletrônicos têm queda de 3,6% em 2024

Aparelhos de ar-condicionado apresentam a primeira queda em 24 meses

Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro tiveram queda anual de 3,6%, registrada em dezembro de 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé. A pesquisa, que monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços, com informações do principal comparador de preços do país, o Buscapé, mostra que, no mês, o indicador reverteu pontualmente a tendência de variações anuais declinantes iniciada em abril de 2024. Isso ocorreu a despeito do câmbio, bastante relevante para a formação de preços do setor, ter mantido sua valorização, que chegou a 23,7% no período anual terminado em dezembro de 2024.

Sérgio Crispim, pesquisador da Fipe, comenta o impacto do câmbio no índice. “Apesar das variações anuais ainda serem negativas, observa-se, excetuando-se dezembro, uma tendência declinante desde abril de 2024. O que observamos no setor, globalmente e no Brasil, é uma queda contínua nos preços, mas, devido à influência do câmbio, a taxa de queda anual do índice tem diminuído significativamente ao longo de 2024. Se essa tendência continuar, existe inclusive a possibilidade de a variação anual ficar positiva no primeiro semestre de 2025”, explica.

Em dezembro de 2024, os preços de eletroeletrônicos tiveram aumento mensal de 0,22%, mantendo um padrão de elevação nos meses de dezembro em 2022 e 2023, conforme o Gráfico 2. Este aumento deve ser influenciado pela maior demanda do período natalino e por uma possível compensação das reduções verificadas nos preços em novembro, em função da Black Friday. Em dezembro de 2023, por exemplo, o aumento foi de 1,88%, e a variação acumulada em conjunto com novembro do mesmo ano foi de 0,2%, enquanto em 2024 a variação acumulada dos dois meses foi de -0,9%, levando à reversão na queda anual.

Ar-condicionado em queda

Os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em dezembro de 2024 foram celulares (-5,4%), eletroportáteis (-4,3%) e vídeo/áudio (-5,1%).

Eletrodomésticos, que vinham apresentando uma tendência de aumentos decrescentes nos preços anuais, registraram queda de -2,5% em dezembro de 2024. Este movimento foi influenciado principalmente pelos preços de aparelhos de ar-condicionado que, desde o pico de aumento anual de 25,7% em janeiro de 2024, causado por um desequilíbrio entre oferta e demanda, apresentaram um forte declínio nas variações anuais, culminando com a queda de -3,1% em dezembro de 2024. Este é o primeiro declínio anual registrado na série de 24 meses, conforme o Gráfico 4.

Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, pondera a necessidade de atenção às variações. “O varejo como um todo é impactado pela sazonalidade. Produtos de maior desejo costumam ter variações de preços mais abruptas dependendo do momento do ano e do cenário em que a indústria se encontra. Neste sentido, analisar o melhor momento para a compra de um produto desejado é essencial. Os aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, estão registrando uma baixa mesmo estando no verão, apontando uma oportunidade para quem pretende adquirir ou renovar seu modelo de climatização.”

Variações Anuais do Índice de Preços Fipe/Buscapé para Eletroeletrônicos

Variações Mensais do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos

Variações Anuais de Algumas Categorias de Produtos do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos (Dezembro24 / Dezembro23)

Variações Anuais e Mensais dos Preços de Aparelhos de Ar-Condicionado

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *