Carnaval em março traz vantagens para o setor de alimentação fora do lar

Carnaval em março traz vantagens para o setor de alimentação fora do lar

Alteração no calendário prolonga a alta temporada em cidades turísticas e demanda planejamento de bares e restaurantes

Em 2025, o Carnaval será celebrado em março, em uma data mais tardia em comparação a anos anteriores. Essa mudança no calendário tem importante impacto nos bares e restaurantes, pois, em muitas regiões do Brasil, o atraso da festa prolonga o fluxo de visitantes e impulsiona os negócios locais. Além disso, ensaios e blocos de pré-Carnaval movimentam ainda mais o comércio.

O setor de alimentação fora do lar acompanha de perto as tendências do turismo e do consumo, e a extensão do período carnavalesco contribui para um maior fluxo de turistas. Para Leandro Menezes, presidente da Abrasel na Bahia, a mudança no calendário pode ser vantajosa: “Há uma percepção de que o Carnaval marca o encerramento da temporada de verão. Por isso, os estabelecimentos que trabalham com turismo comemoram quando o Carnaval acontece mais tarde, pois isso prolonga o movimento do verão”, explica.

Empreendedores se preparam para receber foliões

Com o Carnaval acontecendo em um período diferente do habitual, ter planejamento se torna crucial para que os bares e restaurantes consigam aproveitar o período estendido para aumentar o faturamento. Os ensaios de blocos e os eventos de pré-Carnaval atraem um grande público, gerando oportunidades para o setor.

Em Belo Horizonte, onde o Carnaval tem ganhado cada vez mais força, as festividades vêm impulsionando significativamente o faturamento dos estabelecimentos. Mariana Lucas, sócia do Beleléu Butiquim, na região leste da cidade, destaca o impacto positivo:

“Realizamos dois eventos de pré-Carnaval e registramos um crescimento de 25% a 30% no faturamento.” Ainda segundo a empreendedora, os blocos de rua, especialmente aos sábados, ajudam a aumentar ainda mais o movimento.

Os empreendedores do setor, além de investir em decoração e uma programação própria para o período pré-carnavalesco, também podem investir na gestão de marketing e redes sociais para atrair clientes e estimular a movimentação no negócio.

Crédito da foto: @barbaradavidfotografia

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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