Com medo da reforma tributária? Saiba como manter o caixa da sua empresa estável

Com medo da reforma tributária? Saiba como manter o caixa da sua empresa estável

Especialista dá dicas para as finanças controladas diante a oscilação econômica

A nova reforma tributária, apresentada em 2023, vem sendo foco das discussões econômicas desde a promulgação no Congresso Nacional e se tornou um dos assuntos mais comentados diante do cenário economicamente instável que o país enfrenta. Seu principal objetivo é auxiliar o sistema de arrecadação de impostos e aprimorar a eficiência econômica. Entretanto, as reformas tributárias podem ter um efeito considerável na criação dos valores dos produtos industriais e no setor de prestação de serviços.

A saúde financeira de uma empresa mediante  essas mudanças, depende de uma série de medidas estratégicas que precisam ser tomadas com atenção e planejamento. Para empresários de todos os portes, é essencial adotar práticas eficientes de gestão financeira e estratégias para garantir a continuidade e crescimento dos negócios. Formado em ciências contábeis, administração e especialista em administração financeira e consultoria, Marcelo Teixeira avalia que contar com planejamento estratégico é fundamental para garantir o bem-estar financeiro de qualquer empresa, utilizando a flexibilidade para acompanhar as mudanças do mercado.

Sócio da Ecovis WFA, uma das principais empresas de auditoria e consultoria no Brasil, Teixeira afirma: “Quando o preço sobe, não é possível repassar os custos adicionais diretamente para o consumidor, então é  preciso otimizar o funcionamento da empresa de um modo que o lucro se mantenha estável”.

Também destaca a importância de rever metas e custos se utilizando de ferramentas como o orçamento base zero, cuja técnica aponta  que todas as despesas precisam ser justificadas para um novo período ou ano, começando do zero, ao invés  de começar com o orçamento anterior e ajustá-lo conforme necessário. Essa prática certifica uma destinação mais precisa, e com foco nas exigências reais da organização.

Marcelo ainda diz que manter uma empresa financeiramente saudável no cenário econômico atual requer uma combinação de controle de custos, precificação adequada e uma constante revisão dos processos internos. “Empresas que adotam uma abordagem proativa e flexível conseguem enfrentar os momentos de crise e sair mais fortes e preparadas para o futuro”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *