Confira dicas para organizar sua vida financeira em 2025

Confira dicas para organizar sua vida financeira em 2025

Primeiro passo é colocar na ponta do lápis todas as contas familiares

O início de um novo ano é o momento ideal para traçar metas e definir objetivos financeiros. Com planejamento, é possível negociar as dívidas, gerir melhor os seus recursos e poupar algum dinheiro para entrar em 2025 com tranquilidade e segurança. A supervisora de Cidadania Financeira do Instituto Sicoob, Louize Oliveira, listou algumas dicas, que podem ser conferidas abaixo.

Planejamento financeiro

Oliveira diz que o primeiro passo é colocar na ponta do lápis todas as contas familiares. “Já no começo de janeiro, alguns gastos ‘extras’ vão chegar, como IPVA, IPTU, material escolar para quem tem filhos, fatura do cartão de crédito pós-festas, além dos demais boletos já comuns”, explica. É fundamental detalhar todas as suas despesas para entender o valor que de fato deve sair da conta no começo de ano.

Outra dica importante é evitar dívidas não planejadas. “O rotativo do cartão de crédito, por exemplo, costuma ter taxas de juros elevadas, o que pode fazer desandar as finanças nos próximos meses. Minha indicação é sempre se planejar antes de assumir uma obrigação financeira”.

Poupar dinheiro

Após a organização das contas do início do ano, Louize aponta que é necessário aprender, de fato, a guardar o dinheiro. “Este é o momento de refletir sobre os erros para não os repetir. O planejamento é essencial nesse momento. Mapeie suas receitas e despesas e comece a traçar metas para 2025 e, também, para os próximos anos. Defina um valor para investir mensalmente. Mesmo que pareça pouco, qualquer dinheiro investido já é um grande passo. Isso porque você desenvolverá o hábito de investir. Então, antes de se preocupar em ter ‘muito dinheiro investido’, preocupe-se em desenvolver hábitos saudáveis em relação às suas finanças”, ressalta.

Reserva de emergência

A supervisora orienta também a fazer uma reserva de emergência. “Essa reserva é diferente da poupança. Neste caso, o dinheiro será importante para cobrir despesas fixas ou extras, sem comprometer a sua renda em casos de imprevistos, como demissão ou problemas de saúde”, explica.

Investimento

Essa dica é para fazer o dinheiro render para projetos futuros. Seja para a realização de um sonho, como a compra de um imóvel ou uma viagem ao exterior, ou até para garantir um futuro financeiro mais tranquilo para a família. “Não precisa ter muito dinheiro para começar a investir. Isso, na verdade, se torna um hábito no dia a dia. Se precisar de auxílio, conheça o curso “Finanças Pessoais” da plataforma Se Liga Finanças ON. Um curso prático e gratuito que vai te ajudar com o planejamento financeiro e com os seus primeiros investimentos”. Acesse aqui e saiba mais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *