Crescimento no transporte de cargas amplia horizonte para o mercado de seguros

Crescimento no transporte de cargas amplia horizonte para o mercado de seguros

O setor de transporte de cargas e logística encerrou 2024 com resultados positivos, impulsionado principalmente pelo modal rodoviário, que responde por 64% da movimentação de mercadorias no país. O segmento de combustíveis e derivados registrou alta de 10,23% até agosto, segundo o Observatório Nacional de Transporte e Logística, contrastando com a retração de 2,29% no transporte de grãos, afetado por fatores climáticos e oscilações no mercado agrícola.

Diante desse cenário, o segmento de apólices tem se mostrado um aliado para o setor logístico, proporcionando a segurança necessária em operações cada vez mais complexas.

“O crescimento aumenta a demanda por soluções robustas, mas também expõe fragilidades, como a necessidade de coberturas mais específicas e adaptadas à realidade de cada cliente”, explica Rogério Bruch, especialista do Grupo Fetra, referência no mercado de assessoria de seguros para transporte.

Bruch destaca que estamos atravessando um momento de transformação, impulsionado por tecnologias e pelas mudanças no perfil das operações logísticas. “O transporte de combustíveis, por exemplo, apresentou um crescimento expressivo no último ano, o que demanda apólices mais específicas, capazes de lidar com a complexidade e o alto valor dessas cargas. Por outro lado, a retração no transporte de grãos nos lembra que o mercado é dinâmico e sujeito a variações, seja por fatores climáticos ou pelas limitações da infraestrutura rodoviária. Precisamos estar sempre preparados para adaptar nossas soluções a essas realidades”, afirma.

Inovação

O especialista também observa que a inovação é um dos principais fatores no desenvolvimento. “Hoje, a tecnologia é essencial. O uso de monitoramento por satélite, inteligência artificial e análise preditiva de riscos já faz parte da realidade de muitas operações. Isso não só aumenta a segurança, como também nos permite criar soluções mais assertivas e personalizadas para cada cliente”, afirma Bruch.

Apesar das oportunidades, o negócio precisa lidar com problemas estruturais, como as condições das estradas e o aumento de roubos de carga em algumas regiões. Para o Grupo Fetra, o momento é de alinhamento entre inovação, proximidade com os clientes e adaptação às dinâmicas setoriais.

Estamos em uma posição privilegiada para enxergar o que está por vir. O mercado de seguros de transporte no Brasil tem potencial, mas precisamos estar atentos às mudanças e sempre prontos para oferecer soluções ágeis e eficientes. Afinal, movimentar o país com segurança é o que realmente importa“, conclui Rogério Bruch.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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