PUCPR promove o maior evento mundial de criação de games

PUCPR promove o maior evento mundial de criação de games
Two players playing video games on TV at home

Global Game Jam 2025 acontece no câmpus Curitiba entre os dias 24 e 26 de janeiro

De 24 a 26 de janeiro de 2025, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será novamente palco do Global Game Jam (GGJ), o maior evento mundial de desenvolvimento de jogos. As equipes deverão criar games em apenas 48 horas, em um final de semana totalmente imersivo, focado na inovação e troca de experiências. Muitos participantes, inclusive, se hospedam no local para se dedicar totalmente ao desafio. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas.

Realizada em quase 1.000 localidades de mais de 100 países, a iniciativa reúne anualmente cerca de 40 mil participantes. Em sua 16ª edição em Curitiba, o Global Game Jam Curitiba (#ggjcwb) espera receber cerca de 600 participantes, mantendo a tradição dos últimos anos de ser a sede mais produtiva do mundo. Na edição anterior, 400 jammers geraram cerca de 80 projetos com o tema “Make Me Laugh – Faça-me rir”, como jogos para PC, dispositivos móveis, jogos para Realidade Virtual e analógicos. 

Bruno Campagnolo, coordenador do curso de Jogos Digitais e um dos responsáveis pelo evento destaca a relevância da iniciativa para o universo dos games.

“O Global Game Jam é uma oportunidade única para integrar diferentes perfis de profissionais e entusiastas, que se unem para criar algo novo em um ambiente colaborativo e criativo. É um evento que celebra o talento, a inovação e a paixão por jogos”, destaca Bruno Campagnolo

Gratuito e aberto ao público, o evento acolhe programadores, artistas, músicos, game designers, estudantes, professores, criadores de conteúdo e qualquer pessoa interessada em contribuir direta ou indiretamente com o desenvolvimento de jogos. “Não importa se você é profissional ou amador, todos são bem-vindos para compartilhar ideias e habilidades”, reforça Campagnolo.

O Global Game Jam Curitiba acontece no Centro de Realidade Estendida da PUCPR (Bloco Amarelo), com ambiente imersivo e multitemático, com mais de 3 mil metros quadrados, feito para aproximar a comunidade de ferramentas tecnológicas inovadoras. O evento começa às 17h do dia 24 de janeiro e segue até às 19h do dia 26, totalizando 48 horas de imersão no universo do desenvolvimento de jogos. Os interessados podem se inscrever e conferir detalhes pelo site oficial da Global Game Jam em Curitiba: eventum.pucpr.br/ggjcwb25.

No dia 26/01, no domingo, das 15h às 18h o evento tem as portas abertas para o público geral conhecer os jogos que foram desenvolvidos durante o evento. A entrada é gratuita e acontece no térreo do bloco amarelo e não é necessário inscrição. 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *