3 em cada 5 trabalhadores querem mudar de emprego: quais passos seguir?

3 em cada 5 trabalhadores querem mudar de emprego: quais passos seguir?

Jovens são os mais insatisfeitos

Pesquisa do Linkedin divulgada em janeiro revelou que três em cada cinco trabalhadores brasileiros pretendem trocar de emprego em 2025. 68% da GenZ planejam procurar outro emprego. O ranking é seguido pelos millennials, com 65%, Geração X, com 51%, e os chamados boomers, com 41%.

A gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Karina Pelanda conta que é normal a insatisfação dos mais jovens com relação ao trabalho, mas alerta para que decisões antecipadas não acabem por afetar a carreira desses profissionais:

“Todos nós queremos condições melhores de trabalho ainda que elas já sejam muito boas, isso é normal, porém é preciso ficar atento para não permitir que desejos irreais atrapalhem essa avaliação. Muitos querem trabalhar menos horas por dia, dependendo da área isso não é possível, então, ou muda de área, ou se adequa” avalia Pelanda.

Para aqueles que ainda pensam na troca, a especialista separou cinco cuidados necessários antes de tomar a decisão final de deixar o trabalho atual para se aventurar em uma nova ocupação:

– Planejar-se financeiramente.

– Manter o currículo atualizado em plataformas de emprego e Linkedin.

– Avaliar com sinceridade suas habilidades e empregabilidade.

– Pesquisar o mercado de trabalho.

– Manter um aprendizado contínuo.

“Não há respostas fáceis quando se opta em mudar de carreira, não importa a geração. Algumas tem mais ou menos compromissos e isso ajuda na tomada de decisão. O importante é manter-se alerta para as exigências do mercado e encontrar um trabalho que o faça se sentir realizado. É para o funcionário e também para a empresa que mantém a produtividade em alta” finaliza a especialista.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *