Como dar um up no início de carreira a custo zero?

Como dar um up no início de carreira a custo zero?

Candidato deve demonstrar interesse genuíno pela vaga

O início da carreira é sempre desafiador,  especialmente para quem está começando e tem recursos limitados. Mas há diversas estratégias para se destacar e abrir as portas do mercado de trabalho, sem a necessidade de investir muito dinheiro e que podem ser desenvolvidas no dia a dia. Entre elas, Victória Carnieri, coordenadora de marketing na Companhia de Estágios, ressalta que manter uma postura proativa na busca por emprego, demonstrar pontualidade e disciplina para aprender são iniciativas interessantes, que são valorizadas por empresas e recrutadores.

“Para o candidato, é essencial demonstrar interesse genuíno pela vaga e se certificar de que a oportunidade está adequada aos seus conhecimentos e experiências”, diz a coordenadora. “Sem dúvidas, corresponder aos requisitos das vagas é de grande importância, mas para oportunidades de início de carreira, como estágio, é importante mostrar disposição para aprender e se desenvolver.”

Confira a seguir mais dicas para dar um up na sua carreira desde o início!

  1. Planejamento de carreira 

O primeiro passo para dar um up na sua carreira é o planejamento. Antes de se candidatar a vagas, é interessante pesquisar sobre o mercado, as empresas e as áreas de maior interesse. Algumas questões que devem ser consideradas como, por exemplo, qual a rotina de um profissional nesta área; quais habilidades interpessoais ele deve demonstrar, se há oportunidades suficientes no mercado de trabalho para a área pretendida e qual a média salarial das oportunidades almejadas.

Em seguida, interessa refletir sobre os pontos fortes e pontos a desenvolver.  Além disso, é útil se manter informado sobre tendências e oportunidades da área, acompanhando notícias, blogs, buscando webinars. Estes exercícios consistem num preparo diferenciado e sem custos.

2. Comunicação e apresentação pessoal

A forma como um candidato se comunica e se apresenta é um dos fatores mais importantes para conquistar a vaga almejada.  Portanto, se apresentar profissionalmente para um colega, professor ou familiar pode auxiliar na elaboração de um discurso claro, objetivo e envolvente, com uma linha do tempo bem definida e destacando os pontos positivos que mais se adequam aos requisitos da vaga.

A comunicação eficaz serve para contar sobre os pontos fortes, experiências bacanas, e demonstrar interesse genuíno pela vaga. Esta apresentação deve ir além do currículo, portanto, contar sobre hobbies e demais interesses auxiliam o recrutador a ter uma visão mais humanizada e completa do candidato, o que é bastante importante.

3. Experiência de trabalho

Embora a experiência seja um dos maiores desafios para quem está começando, há diversas maneiras de adquirir vivência sem custos. Para alunos do ensino superior, participar de empresas juniores, envolver-se em projetos acadêmicos ou em laboratórios da universidade são ótimas maneiras de acumular experiência prática.

Além disso, o trabalho voluntário é uma excelente forma de aprender habilidades valiosas, expandir sua rede de contatos e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Eventos da escola, da associação de moradores do bairro ou da igreja também contam como experiência, podendo render relatos interessantes para compartilhar nas entrevistas de emprego.  Projetos pessoais também são bem-vindos e mostram proatividade e capacidade de autogestão.

4. Mentoria e feedback

A busca por mentoria, seja com profissionais da área, professores ou familiares, pode alavancar sua carreira. Consultar pessoas mais experientes e solicitar feedback sobre a trajetória e as decisões de carreira pode proporcionar insights valiosos. A mentoria pode ocorrer de forma online, por meio de redes sociais e LinkedIn e reuniões em vídeo ou presencialmente. Um bom caminho são os núcleos de apoio à carreira das universidades, que normalmente oferecem esse tipo de suporte.

5. Qualificação: cursos online gratuitos

Atualmente, diversas plataformas oferecem cursos online gratuitos que contribuem para a qualificação profissional. Há cursos e plataformas, para citar alguns, Sebrae, Fundação Bradesco, Coursera e edX, que disponibilizam novos conhecimentos e habilidades em uma ampla gama de áreas, desde marketing até habilidades técnicas, permitindo o desenvolvimento de novas competências que podem agregar valor ao currículo.

Além disso, há livros que podem ser úteis para aqueles que estão iniciando a carreira. Uma sugestão da coordenadora é “Ah, se eu soubesse”, de Richard Edler, no qual o autor compila respostas de líderes de diferentes áreas sobre o que gostariam de ter sabido 25 anos atrás, proporcionando aprendizados importantes para quem está começando sua jornada profissional. Outro livro é “Identidade Profissional”, de Edgar H. Schein, que aborda a relevância do autoconhecimento e das características pessoais na busca por uma carreira alinhada com valores e habilidades individuais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *