Planejamento financeiro corporativo em 4 passos

Planejamento financeiro corporativo em 4 passos

Saiba como preparar sua empresa para 2025

A gestão financeira é atualmente o principal desafio para donos de micro e pequenas empresas no Brasil, segundo uma pesquisa elaborada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com o Estímulo, fundo de impacto social de apoio a pequenos empreendedores.

Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, o planejamento financeiro deixa de ser apenas uma formalidade e se torna um diferencial estratégico para empresas  que desejam crescer em 2025.

Pensando nisso, Maurício Galhardo, sócio naF360, maior plataforma de gestão financeira para varejistas e franquias, aponta quatro passos essenciais para elaborar um plano financeiro estratégico que irá transformar a gestão da sua loja, franquia ou PMEs. Confira a seguir:

1. Controle financeiro completo: a base de tudo

O primeiro passo é garantir um controle financeiro robusto. Isso começa com um orçamento bem estruturado. Mais do que uma mera projeção de números, o orçamento é como uma bússola que orienta as decisões estratégicas do seu negócio. “Ao mapear receitas e despesas de forma clara, você obtém a previsibilidade necessária para alinhar suas metas e reduzir riscos ao longo do ano”, explica Maurício.

2. Planejamento estratégico: para onde vai o seu dinheiro?

Você sabe exatamente onde está investindo seus recursos? Um planejamento detalhado permite identificar os setores com maior potencial de retorno, ajudando a realocar recursos de maneira inteligente. De acordo com o sócio da F360, “essa clareza é essencial para guiar os próximos passos da sua empresa, especialmente em tempos de incerteza”.

3. Redução de custos e maximização de lucros

Outro ponto crítico é buscar formas de economizar sem comprometer a qualidade. “Simplificar processos e renegociar contratos pode liberar recursos que serão melhor aproveitados em outras áreas”, afirma o especialista. Ao mesmo tempo, procure maximizar seus lucros, seja por meio de uma precificação estratégica ou aumentando a produtividade. Pequenos ajustes podem gerar grandes resultados.

4. Monitoramento contínuo: o planejamento como ferramenta viva

Um bom planejamento financeiro não é algo fixo. Ele deve ser ajustado continuamente com base nos resultados obtidos. Ferramentas de monitoramento financeiro ajudam a tomar decisões rápidas e precisas, permitindo que você reaja às mudanças do mercado com agilidade.

Transformando números em estratégia

Mais do que uma soma de receitas e despesas, um planejamento financeiro sólido é uma estratégia que conecta a visão do seu negócio aos resultados desejados. Não espere as demandas do mercado te pegarem despreparado. Comece hoje mesmo a implementar essas práticas e transforme a gestão financeira da sua empresa. Em 2025, as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que souberam alinhar planejamento, controle e execução.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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