Conexões intencionais ajudam nos negócios

Conexões intencionais ajudam nos negócios
Heloísa Garrett.

Rede de contatos alinhada a um propósito gera transformações substanciais na vida e nos negócios

As relações humanas são fundamentais para a vida em sociedade. Desde as conexões mais simples até os vínculos mais profundos, elas desempenham um papel essencial, tanto na esfera pessoal, quanto profissional. Não se trata apenas de “quem você conhece”, mas de “como você se conecta” e de que forma essas interações moldam a realidade de cada indivíduo.

Esse foi um dos temas centrais abordados durante mentoring ministrado pela empresária e presidente do LIDE Paraná, Heloísa Garrett, no evento realizado na Studio Casa na semana passada. Heloísa destacou o poder das conexões e como uma rede de contatos bem estruturada e alinhada a um propósito pode gerar transformações substanciais na vida e nos negócios.

“Hoje, eu sou o reflexo das relações que construí e a minha jornada é o resultado dos relacionamentos que fiz”, destacou Heloísa e acrescentou: “Meu maior ativo é minha agenda. Cargos mudam, as cadeiras dançam e você nunca sabe quem será o próximo nome que você precisa ter na sua agenda”.

A empresária também defendeu o uso do propósito como um guia essencial para construir relações significativas. Segundo ela, a intencionalidade é um elemento poderoso, capaz de influenciar conexões verdadeiramente transformadoras. Ao agir com clareza de propósito, cada interação deixa de ser superficial e se torna uma oportunidade de crescimento mútuo e colaboração.

“Pequenas atitudes do dia a dia, quando alinhadas a um objetivo maior, têm o potencial de gerar impactos profundos e resultar em avanços significativos a longo prazo. Não se trata apenas de dinheiro ou benefícios imediatos, mas sim de valor. A influência positiva que você oferece para aquela pessoa é o que constrói relações duradouras e significativas”, afirmou Heloísa

Outro ponto crucial abordado durante o evento foi a importância de absorver conhecimento, independentemente do contexto ou do ambiente. “O conhecimento é para todos e o repertório é fundamental”, ressaltou. Essa busca incessante por aprendizado não apenas amplia os horizontes, mas também fortalece a habilidade de se conectar de maneira mais profunda e significativa com pessoas e ideias.

Ao mesmo tempo, a autenticidade ajuda a saber lidar com as mais diversas situações sem deixar de lado seus valores e princípios. Ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros não só fortalece a confiança nas relações, mas também permite enfrentar desafios com integridade e clareza. Quando se age de forma autêntica, é possível transmitir segurança e coerência, elementos fundamentais para construir conexões que resistem ao tempo e às adversidades.

Tais estratégias, de acordo com a empresária, são aplicáveis em todos os contextos da vida, gerando um terreno fértil para o desenvolvimento e alcance de objetivos pessoais e profissionais. Heloísa reforça que deste modo é possível construir uma rede de apoio sólida, capaz de enfrentar desafios e celebrar conquistas. “Quando agimos com intenção e valorizamos as pessoas ao nosso redor, criamos um ecossistema de confiança e reciprocidade, onde todos têm a chance de crescer e prosperar juntos”, concluiu.

Crédito da foto: Rubens Nemitz Jr

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *