Natura lidera Ranking Merco com a melhor reputação corporativa do Brasil

Natura lidera Ranking Merco com a melhor reputação corporativa do Brasil

Ranking é liderado pela multinacional de cosméticos desde seu lançamento, em 2014

A Natura foi mais uma vez reconhecida como a empresa de melhor reputação corporativa do país, de acordo com o Ranking Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa). A empresa é líder do ranking há 11 anos consecutivos, desde o lançamento da publicação no Brasil, em 2014. A Avon, que faz parte do grupo Natura desde 2020, subiu duas posições em relação à última edição e ocupa a 11ª colocação na lista.

Para Ana Costa, vice-presidente de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura América Latina, a liderança no ranking pela décima primeira vez consecutiva é o reconhecimento da coerência e da ética nas escolhas de negócio ao longo dos 55 anos da Natura. “Reputação é um vínculo de confiança que se estabelece através de consistência e credibilidade. É fruto de escolhas diárias de como fazer negócio de forma integrada, envolvendo capital financeiro, humano, social e ambiental. A busca consistente pela geração de impacto positivo em todas as relações que estabelecemos sempre norteou a maneira de fazer negócios da Natura. Quando vemos que nossos valores estão sendo reconhecidos, percebemos que estamos  na direção certa”, avalia.

Ferramenta de gestão

Uma das ferramentas de gestão utilizadas na Natura para medir o impacto positivo gerado para sociedade é a Integrated Profit & Loss (IP&L). O balanço integrado da empresa mede, em uma linguagem única, em números, o capital humano, social e ambiental, para além dos resultados financeiros.  “Na última medição, para cada R$1 de receita, os negócios da Natura resultaram em R$2,7 de impacto socioambiental positivo. Ou seja, geramos um valor econômico quase três vezes superior à receita da empresa. Essa ferramenta expressa a nossa visão de perseguir resultados integrados, que geram valor para todos os nossos públicos de interesse”, diz.

Para Ana Costa, receber o reconhecimento da Merco há tantos anos é um privilégio, mas também uma responsabilidade de seguir inovando com consistência para manter a credibilidade conquistada ao longo dos anos. “Integrar as práticas reputacionais e socioambientais na estratégia de negócios faz parte de nosso propósito e compromisso com a sociedade. Nos desafiamos a ser, até 2050, um negócio regenerativo. Mais do que reduzir ou mitigar os impactos negativos de nossas atividades, entendemos que os negócios devem regenerar a vida em suas múltiplas dimensões: em indivíduos, comunidades, na natureza. Acreditamos que negócios só se tornam mais prósperos na medida em que a humanidade e natureza também prosperam”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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