Natura lidera Ranking Merco com a melhor reputação corporativa do Brasil

Ranking é liderado pela multinacional de cosméticos desde seu lançamento, em 2014
A Natura foi mais uma vez reconhecida como a empresa de melhor reputação corporativa do país, de acordo com o Ranking Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa). A empresa é líder do ranking há 11 anos consecutivos, desde o lançamento da publicação no Brasil, em 2014. A Avon, que faz parte do grupo Natura desde 2020, subiu duas posições em relação à última edição e ocupa a 11ª colocação na lista.
Para Ana Costa, vice-presidente de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura América Latina, a liderança no ranking pela décima primeira vez consecutiva é o reconhecimento da coerência e da ética nas escolhas de negócio ao longo dos 55 anos da Natura. “Reputação é um vínculo de confiança que se estabelece através de consistência e credibilidade. É fruto de escolhas diárias de como fazer negócio de forma integrada, envolvendo capital financeiro, humano, social e ambiental. A busca consistente pela geração de impacto positivo em todas as relações que estabelecemos sempre norteou a maneira de fazer negócios da Natura. Quando vemos que nossos valores estão sendo reconhecidos, percebemos que estamos na direção certa”, avalia.
Ferramenta de gestão
Uma das ferramentas de gestão utilizadas na Natura para medir o impacto positivo gerado para sociedade é a Integrated Profit & Loss (IP&L). O balanço integrado da empresa mede, em uma linguagem única, em números, o capital humano, social e ambiental, para além dos resultados financeiros. “Na última medição, para cada R$1 de receita, os negócios da Natura resultaram em R$2,7 de impacto socioambiental positivo. Ou seja, geramos um valor econômico quase três vezes superior à receita da empresa. Essa ferramenta expressa a nossa visão de perseguir resultados integrados, que geram valor para todos os nossos públicos de interesse”, diz.
Para Ana Costa, receber o reconhecimento da Merco há tantos anos é um privilégio, mas também uma responsabilidade de seguir inovando com consistência para manter a credibilidade conquistada ao longo dos anos. “Integrar as práticas reputacionais e socioambientais na estratégia de negócios faz parte de nosso propósito e compromisso com a sociedade. Nos desafiamos a ser, até 2050, um negócio regenerativo. Mais do que reduzir ou mitigar os impactos negativos de nossas atividades, entendemos que os negócios devem regenerar a vida em suas múltiplas dimensões: em indivíduos, comunidades, na natureza. Acreditamos que negócios só se tornam mais prósperos na medida em que a humanidade e natureza também prosperam”.