3 dicas para conciliar o trabalho e o Carnaval

3 dicas para conciliar o trabalho e o Carnaval

Planejamento é a chave para aproveitar a folia sem deixar nada pendente

Com a chegada do Carnaval, muitos se preparam para momentos de diversão e celebração, mas para quem tem compromissos profissionais, essa época pode representar um desafio. Conciliar as festividades com as responsabilidades de trabalho pode ser complicado, mas com planejamento e algumas estratégias práticas, é possível aproveitar a folia sem prejudicar o desempenho profissional. A chave é se organizar, cuidar de si mesmo e, acima de tudo, saber aproveitar os momentos de lazer com responsabilidade, garantindo que tanto o trabalho quanto a diversão sejam equilibrados.

Em São Paulo, por exemplo, esses dias são considerados pontos facultativos, ficando a critério das empresas conceder ou não a folga. Já no Rio de Janeiro, uma lei estadual estabelece a terça-feira de Carnaval como feriado em todo o estado.

“Mas, para não deixar de lado a folia, é totalmente possível equilibrar esses dois mundos: o trabalho e a diversão. Tudo começa com planejamento e, claro, com a leveza de não se pressionar demais. Não precisamos fazer tudo sozinhos e, acima de tudo, devemos ter em mente que o equilíbrio é a chave para uma experiência gratificante, tanto no âmbito profissional quanto pessoal”, explica Renato Garcia, Diretor Publicitário da Minds Idiomas. 

Pensando nisso, Renato compartilha 3 dicas para manter o ritmo de trabalho sem abrir mão de aproveitar o Carnaval com toda a energia que a folia oferece:

  1. Antecipe as tarefas e não deixe para última hora
    Eu sei que parece óbvio, mas quando estamos envolvidos na rotina acelerada do dia a dia, o tempo acaba passando rápido demais. Aproveite a proximidade do Carnaval para dar aquela acelerada nas tarefas mais urgentes. Se você deixar tudo para última hora, vai acabar sobrecarregado e, com certeza, o clima de Carnaval vai perder a graça. Lembre-se: planejamento é a chave para aproveitar a folia sem deixar nada pendente.

  2. Divida responsabilidades de maneira clara e sem peso
    Aproveite esse período para delegar de maneira eficiente e sem pressa. Ao trabalhar com uma equipe, a comunicação é fundamental. Se você tem responsabilidades compartilhadas, converse com seus colegas e defina quem vai fazer o quê. Assim, você cria um ambiente colaborativo, onde todos se ajudam para que o trabalho flua, e ninguém precisa assumir o peso de tudo sozinho.

  3. A flexibilidade é sua amiga
    A flexibilidade nos horários de trabalho pode ser um grande aliado. Se você tiver a opção de ajustar sua agenda para cumprir os prazos e ainda assim curtir a festa, aproveite! Algumas empresas oferecem horários mais flexíveis durante o Carnaval, e se essa for uma possibilidade para você, use-a de forma inteligente para dar conta de suas responsabilidades, mas também aproveitar os dias de diversão sem culpa.

“Com um bom planejamento, delegação eficiente e um pouco de flexibilidade, dá para curtir a festa e também manter o foco”, finaliza Renato.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *