O Boticário evita mais de 90 toneladas de resíduos em 2024 com utilização de refis em perfumaria

O Boticário evita mais de 90 toneladas de resíduos em 2024 com utilização de refis em perfumaria

Marca reforça compromisso com sustentabilidade e agenda ESG e aposta em refis de perfumaria para impulsionar o consumo consciente

 O Boticário evitou, em 2024, a produção de 92 toneladas de resíduos por meio do uso de refis de perfumaria. O montante evitado corresponde ao peso de aproximadamente 76 carros populares. Além de atender às crescentes demandas dos consumidores por soluções mais conscientes, os refis também contribuem diretamente para as metas de ESG da companhia. O Grupo Boticário tem como um de seus compromissos minimizar o impacto ambiental causado pelo resíduo sólido de sua operação direta, por meio da redução de resíduos, de programas de incentivo à reciclagem e com a prática de circularidade de embalagens.

A jornada dos refis de perfumaria no portfólio do Boticário começou em 2021, com o lançamento do refil de Arbo Forest, a primeira fragrância da marca a disponibilizar essa opção sustentável. O refil de Arbo é feito de alumínio, material altamente reciclável. Outra inovação sustentável em embalagem é de Arbo Puro, lançada em 2024: sua tampa foi desenvolvida com polipropileno (PP) de segunda geração certificado, feito de rejeitos de óleo de cozinha e gorduras, coletados de indústrias de alimentos e restaurantes, substituindo o uso de óleo fóssil virgem, proveniente do petróleo. Por meio da abordagem de balanço de massa, essa iniciativa visa reduzir não só o consumo de plástico obtido a partir do petróleo, como também as emissões de gases de efeito estufa, pois a nova tampa emite 51%* menos dióxido de carbono (CO2) equivalente, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Desde 2022, Glamour, uma das marcas mais icônicas da perfumaria feminina do Boticário, oferece opções de refis para dois de seus best-sellers: Glamour, na versão regular, e Glamour Secret Black. Mantendo a assinatura olfativa nos territórios oriental e floriental, as embalagens feitas de alumínio 100% reciclado contém 85% menos plástico que as originais.

“A introdução dos refis no nosso portfólio de perfumaria representa um passo estratégico para alcançarmos nossas metas de ESG. Por serem, em média, 90% mais leves que os frascos regulares, os refis demandam menos recursos no processo de produção e transporte, reduzindo significativamente nossa pegada ambiental. Além disso, ao serem integrados a uma cadeia de reciclagem consolidada, conseguimos promover um ciclo virtuoso, onde o impacto ambiental é reduzido e os materiais têm a oportunidade de reingressar na cadeia produtiva”, destaca Mariana Cavanha, gerente sênior de ESG do Grupo Boticário.

Comprometido com a diminuição de 15% do volume de resíduo gerado por unidade vendida, o Boticário lança, em março a nova marca de perfumaria, chamada Clash, que solidifica a sua presença no território fougére – principal família olfativa da perfumaria masculina no Brasil. A marca já nasce refilável, com válvula rosca, frasco adequado para utilização de refis. E no decorrer do ano, a marca lançará também o refil do flanker de Malbec Regular.

Boti Recicla: o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do setor de beleza

Os refis de perfumaria estão integrados à estratégia mais ampla de sustentabilidade da marca, pautada na redução de resíduos, circularidade de embalagens e recolhimento para reciclagem. Esse último pilar conta com o programa Boti Recicla, criado em 2006 e que é hoje o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do setor de beleza, com mais de 4 mil pontos de coleta. Disponível em todas as lojas do Boticário, o programa incentiva o descarte consciente de embalagens de cosméticos – inclusive de outras marcas. Esses materiais são enviados a cooperativas parceiras, onde é feita a destinação correta.

“Para nós, sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas um compromisso permanente com o futuro do planeta e da sociedade. O movimento de ampliação do portfólio de refis, potencializado com Arbo Forest, é um marco nessa trajetória. Além de reduzirem significativamente o impacto ambiental, os refis também representam um convite para que nossos consumidores participem ativamente dessa transformação, adotando escolhas de consumo mais conscientes”, finaliza Mariana.

No Grupo Boticário, oito compromissos e trinta metas específicas regem a estratégia ESG da companhia. Em redução de resíduos, a meta do Grupo é a diminuição de 15% do volume de resíduo gerado por unidade vendida (sell-in) em relação a 2022.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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