Sebrae lança primeiro grande programa estruturado para o mercado de games

Sebrae lança primeiro grande programa estruturado para o mercado de games

Crie Games foi criado para impulsionar de desenvolvedores de jogos até empresas de games

Pessoas desenvolvedoras e estúdios criadores de jogos digitais fazem parte dos perfis atendidos pelo Crie Games, iniciativa lançada pelo Sebrae nesta quarta-feira, 26, para fomentar o ecossistema de games com ações de capacitação, acesso a mercado e investimento. O evento em São Paulo marcou a abertura das inscrições para o Crie Games Modo Mercado, que vai preparar e selecionar empresas para participar da ativação do Sebrae na gamescom latam 2025, a edição latina do maior evento de games do mundo.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou a relevância do mercado e a importância da iniciativa. “O empreendedor do setor de games precisa de uma orientação específica para uma caminhada de sucesso, desde a ideia até a internacionalização. E o Sebrae se propõe a ser um parceiro para que a jornada empreendedora, principalmente do pequeno, não seja solitária.”

O programa Crie Games foi desenvolvido pelo Polo de Referência Nacional em Economia Criativa (Crie) e atua como um hub de produtos e ações para apoiar negócios e fomentar o setor de games. O programa terá execução da Playbor, empresa referência do setor.

As atividades são separadas em três grupos. O primeiro, de sensibilização, é destinado a atender quem deseja atuar ou está começando nesse segmento. Estão previstos workshops sobre o mercado e a realização de game jams, eventos em que os participantes se reúnem para desenvolver jogos digitais.

Já a segunda fase envolve negócios formalizados, como estúdios de games com trabalhos autorais, para participação em um programa de aceleração de cerca de seis meses, com mentorias e workshops. A jornada buscará oferecer um acompanhamento customizado às empresas, proporcionando discussões sobre gestão e desenvolvimento de negócios e apoio no aprimoramento do produto.

De acordo com Martha Lopes, gestora de games do Sebrae-SP, a realização de programas-piloto junto ao público de jogos digitais ao longo de 2024 mostrou a importância de um acompanhamento diferenciado para o setor. Isso por se tratar de um mercado com uma jornada muito específica, com o negócio já internacionalizado desde o início. “Notamos que esses empreendedores precisam de apoio com planejamento, pesquisa de mercado e estruturação para o negócio, aspectos que precisam considerar toda a especificidade do mercado de games. Por outro lado, percebemos que é um público consciente e interessado por aprendizado”, destaca.

Painel

Martha Lopes (foto), do Sebrae-SP; Marcelo Freitas, CEO da Playbor; Rodrigo Terra, presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), e Eúde Cornélio, gestor de Games do Sebrae Nacional; participaram de um painel para discutir sobre o panorama do setor.

O terceiro momento, focado em empresas de maior nível de maturidade, contará com mentorias avulsas com especialistas de acordo com a necessidade da empresa. A orientação pode dar suporte ao momento de uma assinatura de contrato, à estratégia de marketing ou mesmo a uma análise de documentação para internacionalização.

O secretário-executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marcelo Henrique de Assis, esteve presente no lançamento. “A iniciativa do Sebrae com tantos parceiros será mais uma peça do quebra-cabeça para mudar a chave, somada a uma série de outras ações, sobre levar cultura a todos os lugares, dar oportunidade para o pequeno, para o médio e para o grande. É sobre colocar São Paulo e nosso País como capital de desenvolvimento na área de games”, ressaltou.

Rodrigo Terra, da Abragames, destacou que atualmente existem 1,1 mil estúdios no País ante 400 em 2018. “Nossa base é grande e temos muita gente querendo empreender. E um dos pontos que vejo de grande diferenciação é que a capacitação é essencial para o nosso mercado crescer. E não só capacitação técnica, mas empresarial”, disse.

“Antes, a criação de jogo era uma dificuldade. Hoje, o pessoal sabe como criar, mas ganhar visibilidade é muito mais complexo. O conhecimento empreendedor ainda é uma grande dificuldade”, afirmou Marcelo Freitas, da Playbor.

Eúde Cornélio, do Sebrae Nacional, também reforçou a questão da capacitação. “O estúdio é uma empresa e precisa pensar como empresa para estar preparado para as fases de acesso a crédito e de investimento. É preciso ter em mente que o jogo é um negócio. É importante ter uma estrutura e o dever de casa feito para evoluir para os próximos passos”, destacou.

Inscrições abertas

Empresas do setor de games de todo o Brasil podem se inscrever para participar do Crie Games Modo Mercado. A ação vai selecionar estúdios para estarem na ativação do Sebrae na gamescom latam, que será realizada de 30 de abril a 4 de maio, em São Paulo.

Na primeira fase do Crie Games Modo Mercado, 150 empresas participarão de três workshops sobre posicionamento de mercado, elaboração de projeto e planejamento financeiro. Ao final, será preciso entregar uma estimativa de orçamento do produto e um roadmap do produto. Os 50 melhores projetos, de acordo com critérios de originalidade e maturidade comercial, seguirão para a próxima fase, podendo acessar credenciais na gamescom latam.

Na fase seguinte, as empresas passarão por uma mentoria de preparação de pitch para a entrega de uma apresentação de três minutos sobre o negócio. Até 20 projetos poderão participar da ativação do Sebrae na gamescom com seus jogos. As inscrições para o Crie Games Modo Mercado podem ser feitas até o dia 12 de março no Link.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *