Pequenos negócios crescem mais de 30% em janeiro com a venda de materiais escolares

Pequenos negócios crescem mais de 30% em janeiro com a venda de materiais escolares

Vendas ultrapassaram R$ 38 milhões

O mercado de volta às aulas de 2025 está aquecido, e as pequenas e médias empresas (PMEs) se destacam como grandes protagonistas deste cenário. Com um aumento expressivo de 33,25% nas vendas de materiais escolares, o setor tem se consolidado como uma força impulsionadora do mercado neste começo do ano.

De acordo com dados da Olist, ecossistema de soluções para PMEs que tem mais de 45 mil clientes, os pequenos e médios negócios ultrapassaram os R$ 38 milhões em vendas de produtos de papelaria e similares em janeiro de 2025, superando em mais de 30% os quase R$ 29 milhões registrados no mesmo período em 2024. A alta reflete o aquecimento do segmento, bem como o sucesso das estratégias de venda adotadas pelas PMEs, como a venda de kits escolares personalizados, kits de uniformes, mochilas, cadernos e outros materiais com preços competitivos.

O levantamento aponta também que o ticket médio das compras no setor foi de R$ 84,36, com destaque para as vendas online, responsáveis por 92,97% dos pedidos. A preferência por métodos de pagamento digitais também se manteve em alta, com o cartão de crédito liderando com 35,44% das transações, seguido pelo Pix com 22,69% e no boleto, com 6,89%. Por fim, os estados que mais impulsionaram o crescimento das vendas foram São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Entre os itens mais vendidos, destacam-se especialmente as mochilas. Cadernos, variedades de lápis e lancheiras também estão entre os produtos mais adicionados aos carrinhos de compra.

Essa movimentação não só aquece a economia, mas também reforça a importância das PMEs na dinâmica de consumo de volta às aulas, é o que destaca Alexander Cleindiretor comercial da Olist. O crescimento expressivo nas vendas de materiais escolares reflete a capacidade das PMEs de se adaptarem rapidamente às demandas do consumidor, trazendo soluções personalizadas, mas principalmente, chegando até esse consumidor por diferentes canais de venda, priorizando o digital”, aponta o executivo. “Iniciativas inovadoras e a proximidade com o consumidor, têm sido a chave para o sucesso deste segmento, mostrando que o mercado de materiais escolares passou por um processo de diversificação de canais, e de digitalização, trazendo cada vez mais praticidade para o consumidor final”, completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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