Saiba quais são as 10 soft skills mais demandadas em 2025

Saiba quais são as 10 soft skills mais demandadas em 2025

Pesquisa Leadership Outlook, do Evermonte Institute, aponta “comunicação e escuta ativa” como a habilidade mais importante para este ano

Conjunto de habilidades comportamentais, sociais e emocionais de uma pessoa, as soft skills são cada vez mais relevantes nos processos de recrutamento e seleção das empresas. Diferentemente das hard skills, que se referem a conhecimentos técnicos que podem ser adquiridos por meio de treinamentos, as soft skills estão relacionadas a traços da personalidade e têm influência direta no desempenho profissional, especialmente no trabalho em equipe.

Em 2025, de acordo com a pesquisa Leadership Outlook, do Evermonte Institute, 10 soft skills estarão em evidência, sendo comunicação e escuta ativa a mais importante. “Para 70,3% dos executivos ouvidos pelo estudo, essa é a habilidade mais demandada nas contratações deste ano”, explica o diretor associado do Evermonte Institute, Paulo Walendorff.

De acordo com Paulo, comunicação e escuta ativa é uma soft skill fundamental em ambientes corporativos cada vez mais colaborativos. “Ter uma comunicação clara e saber ouvir de maneira preditiva são competências indispensáveis para fomentar o relacionamento interpessoal e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo e integrado”, ressalta.

Emoções sob controle

Não basta, no entanto, olhar para a comunicação de maneira isolada. A inteligência emocional, segundo o Evermonte Institute, é a segunda soft skill mais relevante para 2025, com 69,4% de menções na pesquisa. “Há uma diferença significativa de opiniões quando falamos sobre inteligência emocional. Todavia, ela pode ser considerada o principal propulsor de todas as outras competências. Sobretudo em posições de liderança, posicionar-se com coerência e assertividade é essencial para criar confiança, resolver conflitos e tomar decisões equilibradas”, afirma Walendorff.

Da mesma forma, resiliência e orientação a resultados aparecem como a terceira e a quarta soft skills mais importantes para este ano, com 63,4% de menções. “As habilidades de se adaptar às transformações e de manter o foco nos objetivos traçados serão muito valorizadas pelas empresas”, explica o diretor associado do Evermonte Institute.

Os executivos ouvidos pela pesquisa ainda apontaram agilidade (55,9%), pensamento crítico (54,1%), tomada de decisões (52,5%), negociação (51,2%), flexibilidade (45,9%) e criatividade (37,8%) como soft skills relevantes para as contratações deste ano.

O estudo Leadership Outlook 2025 ouviu 320 executivos em cargos de gerência sênior, diretoria, C-Level e Conselho com atuação em empresas de todas as regiões do Brasil.

Confira as 10 soft skills mais demandadas para 2025

1. Comunicação e escuta ativa
2. Inteligência emocional
3. Orientação a resultados
4. Resiliência
5. Agilidade
6. Pensamento crítico
7. Tomada de decisões
8. Negociação
9. Flexibilidade
10. Criatividade

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *