Três maneiras simples de fazer o seu dinheiro render mais

Três maneiras simples de fazer o seu dinheiro render mais

Estudo revela que os próximos dois anos serão desafiadores para o poder de compra dos brasileiros

A exemplo do ano passado, 2025 segue apresentando desafios econômicos para o bolso dos brasileiros. As altas taxas do dólar e a elevação nos preços dos alimentos são fatores que continuam afetando a possibilidade de compra da população, mesmo com o aumento do salário mínimo, reajustado para R$ 1.518,00.

Um estudo recente da consultoria LCA 4intelligence revela um cenário preocupante: o poder aquisitivo dos brasileiros em relação à cesta básica deve permanecer estagnado nos próximos anos. Isso significa que a capacidade de compra das famílias para itens essenciais não deve apresentar melhoras significativas no curto prazo. Diante desse panorama, surge a questão: como os consumidores podem fazer o orçamento render mais?

Otávio Araújo, CEO da Dotz, ecossistema de negócios que conta com Loyalty por Coalizão, SuperApp e Techfin, destaca que programas de benefícios são grandes aliados da população quando o assunto é fazer o dinheiro render mais: “Empresas de cartão de crédito e varejistas permitem que os consumidores acumulem pontos ao realizar compras básicas do dia a dia, como no supermercado ou na farmácia. Essa pontuação atua como um “troco extra” que pode ser convertido em descontos nas próximas compras”, explica o porta-voz, ressaltando que desta maneira, o consumidor gasta o mesmo de sempre e ainda gera economia.

Confira três estratégias que possibilitam que o consumidor compre mais, com o mesmo valor:

  • Acumular pontos:

Estratégias de acúmulo de pontos são benéficas para aumentar o poder de compra da população porque incentivam o consumo consciente e proporcionam vantagens diretas. Ao acumular pontuação dentro do programa de benefícios, os consumidores podem trocar por produtos, descontos e até dinheiro, o que reduz gastos a longo prazo.

  • Crédito na hora da compra: 

A estratégia “compre agora e pague depois”, ou popularmente conhecido como BNPL (buy now pay later), ajuda as pessoas a comprarem o que precisam agora, sem precisar pagar tudo de uma vez. Elas podem dividir o pagamento em parcelas que cabem no bolso, facilitando a compra de coisas importantes. Isso permite que os brasileiros comprem o que precisam sem colocar em risco a saúde financeira.

  • Comparar preços e buscar ofertas de bônus, inclusive em períodos próximos a promoções:

Comparar preços, principalmente perto das promoções, é muito importante para conseguir o melhor preço e aproveitar bem o dinheiro. Ao pesquisar em diferentes lojas e sites, é possível perceber que o preço de um mesmo produto pode variar bastante, além de encontrar ofertas que nem sempre são fáceis de ver. Isso vale não só para lojas que não têm pontos, mas também para aquelas que têm programas de fidelidade, que muitas vezes oferecem promoções com acúmulo de pontos.

“Ao integrar estratégias de fidelidade, descontos e benefícios com uma abordagem disciplinada de educação financeira, os consumidores têm a oportunidade não apenas de fazer o seu dinheiro render mais ao final do mês, mas também ter ganhos em qualidade de vida”, diz o executivo. “Queremos que os brasileiros possam usar sua renda para além das obrigações fixas do mês, usufruindo de produtos ou serviços que não estão presentes na rotina, ampliando e viabilizando também o acesso ao lazer e ao bem-estar”, finaliza o porta-voz.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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