Setor financeiro e varejistas estão empenhados na modernização dos meios de pagamentos

Setor financeiro e varejistas estão empenhados na modernização dos meios de pagamentos

Inovação pode melhorar a experiência do cliente, simplificar operações e reduzir custos a longo prazo

Uma pesquisa da KPMG revelou que 93% das instituições financeiras e 87% dos varejistas estão engajados em programas de modernização dos meios de pagamento ou planejam lançar um projeto para otimizar os processos operacionais. De acordo com o levantamento, que contou com a participação de 810 empresas do setor financeiro e 690 do varejo do mundo todo, a inovação pode melhorar a experiência do cliente, simplificar operações, reduzir custos a longo prazo, oferecer segurança, além de impulsionar a vantagem competitiva.

“Esta publicação fornece aos executivos de varejo, os dados e informações precisas sobre os desafios e oportunidades que impulsionam a modernização de pagamentos no setor no mundo e que podem influenciar a aplicação no cenário sul-americano e brasileiro. É recomendado que essas inovações sirvam de direcionamento e contribuam para as estratégias das organizações, que podem ser aprimoradas a partir do uso da tecnologia e outras ferramentas”, explica o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

Ainda de acordo com o documento intitulado “Modernização dos Pagamentos” (do inglês Modernizing payments), 83% dos varejistas informaram que estão modificando a infraestrutura para atender a esses requisitos e 56% disseram que já concluíram o programa de modernização. No setor financeiro, 54% acreditam que levarão até três anos para implementação do projeto, já 35% definiram um prazo de até dois anos para concluir as melhorias.

“A modernização contínua pode ser um desafio para as empresas. Os executivos dizem que enfrentam obstáculos significativos enquanto se esforçam para modernizar os sistemas de pagamento das empresas, atender às expectativas dos clientes e cumprir os requisitos regulatórios”, explica o sócio-líder de consultoria para serviços financeiros da KPMG no Brasil, Fábio Licere.

O conteúdo, também, apresentou cinco lições-chave para instituições financeiras e varejistas, a seguir:

1. Urgência: 93% das instituições financeiras e 87% varejistas pretendem modernizar a infraestrutura ou pretendem começar nos próximos seis a oito meses.

2. Motivação: as instituições financeiras buscam informações por regulação e tem a necessidade de atualização, já os varejistas sentem as pressões competitivas e custos.

3. Recursos: as instituições financeiras pretendem investir 18 milhões de dólares em modernização, já o segundo uma média de 4,1 milhões de dólares.

4. Benefícios: o principal benefício esperado pelos varejistas é a melhoria na experiência do cliente e os serviços financeiros estão prevendo reduções de custos.

5. Desafios: os varejistas estão preocupados com treinamento dos profissionais e o setor financeiro está buscando a integração de múltiplos sistemas.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *