Consórcios e investimentos em alta: brasileiros buscam alternativas para realizar seus sonhos

Consórcios e investimentos em alta: brasileiros buscam alternativas para realizar seus sonhos

Pesquisa do Google revela aumento do planejamento na contratação de serviços financeiros

Realizar o sonho da casa própria, do carro novo ou daquela viagem está nos planos de muitos brasileiros. Uma nova pesquisa do Google revela que, para conquistar seus objetivos, eles estão tem buscado cada vez mais alternativas como consórcio e investimentos. O estudo, realizado com 2924 consumidores, mostra um aumento significativo na procura por essas modalidades, que oferecem segurança e flexibilidade na hora de planejar o futuro.

Planejamento financeiro em alta

O levantamento aponta que 53% dos consumidores pretendem contratar algum serviço financeiro em 2025. Dentre esses, 64% já possuem algum tipo de serviço contratado, demonstrando que o brasileiro está mais consciente da importância do planejamento financeiro.

Consórcios e investimentos ganham destaque

Seguros continuam sendo o serviço mais procurado (68%), mas consórcios (45%) e consultoria de investimentos (40%) apresentam um crescimento notável. Essa tendência reflete o desejo dos brasileiros de adquirir bens e investir em seu futuro de forma planejada e segura.

Perfil do consumidor em diferentes categorias:

Para o consumidor de serviços de consórcios, a busca por segurança (73%) e formas de pagamento flexíveis (70%) são os principais motivadores para a contratação. No caso de quem busca por uma consultoria de investimentos, a segurança (78%) e a acessibilidade da informação (66%) são fatores cruciais na escolha.

Fidelização e canais de informação

A pesquisa também revela alta taxa de fidelização (71%) entre os consumidores de serviços financeiros. A insatisfação com o preço (58%) é o principal motivo para a troca de fornecedor.

Os consumidores se informam sobre serviços financeiros principalmente por meio de sites de busca (60%) e sites de fornecedores (46%). Recomendações de conhecidos (44%) e redes sociais (36%) também exercem forte influência na decisão.

“O mercado de serviços financeiros está em constante transformação, e a pesquisa demonstra que os brasileiros estão buscando opções que ofereçam segurança, flexibilidade e retorno para seus investimentos. Consórcios e investimentos surgem como alternativas atraentes para quem deseja realizar seus sonhos de forma planejada e consciente”, comenta Fernanda Dória, Diretora de Negócios para Serviços e Tecnologia do Google Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *