Shopping Mueller sedia competição internacional de robótica

Shopping Mueller sedia competição internacional de robótica

A First Tech Challenge (FTC) acontece no dia 22 de fevereiro e reúne cerca de 80 estudantes

No próximo sábado, 22 de fevereiro, o Shopping Mueller será palco da competição internacional de robótica First Tech Challenge (FTC). A disputa reúne cerca de 80 estudantes, com idades entre 12 e 18 anos, e tem como objetivo estimular o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Participarão equipes classificadas em etapas regionais, além de equipes convidadas.

Durante o evento, as equipes irão projetar, construir, programar e operar robôs que enfrentarão desafios em uma arena, como mover objetos, atingir metas específicas e superar obstáculos. Além de testar as habilidades técnicas, a competição promove valores como trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e inovação. A competição acontece das 10h às 20h, no Piso L4.

Para os entusiastas da modalidade, o Shopping Mueller receberá, no mesmo dia, oficinas de robótica Lego/Microbit. Com duração de 40 minutos, as atividades acontecem das 10h às 20h, e são destinadas a participantes a partir de cinco anos. As inscrições serão realizadas no local e custam R$30. “Estimular a robótica é uma forma de proporcionar aprendizado prático e introdução ao universo da engenharia e tecnologia. O Shopping Mueller tem muito orgulho de contribuir para essa experiência”, destaca Ciro Gonçalves, gerente de marketing do shopping.

Entre as equipes participantes do FTC, destaque para a Manna Acrux Robocop, do Colégio Estadual do Paraná, a mais premiada da região, com mais de 30 prêmios conquistados apenas em 2024. Segundo o professor Tony Groch, coordenador de Ciência e Tecnologia do colégio e técnico da equipe, os estudantes têm um histórico sólido de conquistas.

“Já vencemos diversas competições, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, onde somos os atuais campeões estaduais em duas categorias: resgate e artística. Também conquistamos quatro modalidades no Torneio Juvenil de Robótica (TJR) e o terceiro lugar geral na última temporada do Torneio Brasil de Robótica. Nosso foco principal, no entanto, é a First Tech Challenge, na qual somos os campeões estaduais e vencedores do Inspire Award, o prêmio mais importante da categoria. Também estamos classificados para a etapa Nacional, que acontece em Brasília, de 11 a 15 de março de 2025”, explica o professor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *