Tigre usa inteligência da Juntos Somos Mais para refinar sua estratégia de mercado

Tigre usa inteligência da Juntos Somos Mais para refinar sua estratégia de mercado

Amparada em recursos de IA desenvolvidos pela joint venture focada em tecnologia, multinacional aprimora estratégias com base em dados

Tigre, multinacional brasileira que é líder de mercado no segmento de tubos, conexões e materiais hidráulicos, aproveitou sua parceria com a Juntos Somos Mais, joint venture que a empresa mantém ao lado da Votorantim Cimentos e da Gerdau, atuante na digitalização do setor da construção civil, para aprimorar estratégias, com base em dados do setor de construção.

Para tanto, a companhia acionou a vertical de inteligência da Juntos, que passou a compartilhar dados do varejo setorial organizados, tratados por recursos de Inteligência Artificial (IA), permitindo que a Tigre atuasse, de forma mais aderente e competitiva às necessidades dos clientes, na sua mais nova linha de ferramentas para pintura.

“Trata-se de um passo avançado para o negócio da Tigre no que se refere à inovação. É mais uma etapa no processo de transformação digital de nossas operações, agora com uso intensivo de dados enriquecidos com apoio de soluções de IA. Estamos muito otimistas com os resultados da parceria com a Juntos Somos Mais até aqui. É apenas o começo de uma longa jornada de digitalização atrelada à inteligência de dados”, afirma Luis Filipe Silva Fonseca, diretor Executivo de Negócios Brasil.

Os dados transacionais do varejo da construção são fundamentais para basear decisões estratégicas do segmento, mas apresentam grandes desafios. O volume massivo de informações, aliado à falta de padronização nas descrições de produtos provenientes de múltiplas origens, torna a tarefa de análise e compilação, em um cenário tradicional, um processo moroso.

É aí que a tecnologia desenvolvida pela Juntos Somos Mais entra em ação. Com o uso de Large Language Models (LLMs), algoritmos avançados de aprendizado de máquina, a empresa de tecnologia conseguiu automatizar e acelerar a classificação e padronização desses dados em uma escala sem precedentes.

Esses modelos foram treinados para identificar e categorizar produtos de diferentes formatos e estruturas de registro, extraindo padrões relevantes. A abordagem inovadora possibilita uma análise robusta e rápida de preços médios anonimizados do varejo e com um nível de defasagem temporal, bem como a penetração de mercado, oferecendo uma visão geral da performance dos produtos e do posicionamento frente do mercado em que está inserida.

Dessa forma, a união da expertise de inteligência de mercado da Tigre com a tecnologia de ponta da Juntos Somos Mais resulta em uma análise do cenário competitivo e das tendências de consumo.

Os dados apresentados são cuidadosamente analisados e organizados, garantindo um nível de consolidação que protege informações estratégicas. Esse processo respeita os princípios da legislação e promove um espírito pró-competitivo, assegurando que as informações estejam alinhadas com as boas práticas do mercado.

“Os insights extraídos são determinantes para que a marca posicione seus produtos de maneira assertiva, alinhando as expectativas dos consumidores. “A estratégia deve impulsionar a eficiência comercial e maximizar os resultados, reforçando o potencial estratégico de dados bem tratados e tecnologias de IA para maximizar as estratégias do mercado”, diz Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais. “O sucesso da parceria da Juntos com a Tigre reforça como a combinação de dados transacionais devidamente tratados e estruturados, IA e expertise de mercado podem definir soluções transformadoras para um negócio da construção”, conclui a executiva.

“Com a colaboração da Juntos, a Tigre reforça sua liderança no setor e se posiciona, não apenas como uma marca reconhecida pela qualidade de seus produtos, mas também como uma empresa inovadora, capaz de responder às demandas do mercado de maneira ágil e inteligente”, reforça Luis Filipe Silva Fonseca.

Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 30 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *