Volume de pneus comercializados em 2024 é o menor desde 2013

Volume de pneus comercializados em 2024 é o menor desde 2013

Vendas de pneus encerram 2024 com redução em relação a 2023

As vendas totais de pneus registraram redução de 2,7% em 2024 em comparação com o ano anterior (de 51,97 milhões para 50,59 milhões de unidades). O resultado representa o menor volume de pneus comercializados no setor desde 2013, quando foram vendidas 50,71 milhões de pneus, uma redução de 2,5%.  As comercializações para montadoras cresceram 1,4% (de 12,56 milhões para 12,73 milhões de unidades). Por outro lado, o mercado de reposição teve recuo de 3,9% (de 39,41 milhões para 37,85 milhões de unidades). Os dados são do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

A indústria nacional segue sofrendo os impactos causados pelas importações, principalmente, de pneus de origem asiática. Os resultados do último ano consolidaram o período como o pior desempenho de vendas do setor desde 2013. O leve crescimento observado em alguns segmentos, como o de carga, não foi suficiente para alavancar melhores resultados.

As vendas de pneus de passeio tiveram queda 6,7% (de 27,48 milhões para 25,64 milhões de unidades). A comercialização para montadoras recuou 0,4% (de 7,71 milhões para 7,68 milhões de unidades) e o mercado de reposição caiu 9,2% (de 19,76 milhões para 17,95 milhões de unidades).

Os pneus de carga registraram melhora no desempenho do acumulado de 2024, com vendas 3,4% maiores que no ano anterior (de 6,45 milhões para 6,67 milhões de unidades). As vendas para montadoras tiveram alta de 20,8% (de 1,50 milhão para 1,82 milhão de unidades). Já o mercado de reposição registrou redução de 1,9% (de 4,94 milhões para 4,84 milhões de unidades).

As vendas de pneus para veículos comerciais leves subiram 3,3% em comparação com o ano anterior (de 7,46 milhões para 7,71 milhões de unidades). As vendas para montadoras registraram 5,1% de aumento (2,99 milhões para 3,14 milhões de unidades), enquanto o mercado de reposição cresceu 2% (de 4,47 milhões para 4,56 milhões de unidades).

O segmento de pneus para motocicletas no mercado de reposição também apresentou resultado positivo no acumulado do ano, com alta de 3,3% (de 9,73 milhões para 10,05 milhões de unidades).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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