Brasileiro é cliente de, em média, 5 instituições financeiras

Experiência digital é um dos fatores determinantes para escolha do emissor principal e meio de pagamento preferido
A Visa, líder mundial em pagamentos digitais, divulgou os resultados da primeira edição do “Panorama da Principalidade Financeira na América Latina”, estudo que revela insights sobre o relacionamento de consumidores com instituições financeiras na região. Os dados mostram que os brasileiros possuem conta ativa em pelo menos cinco instituições financeiras, enquanto a média regional é de três. Além disso, os brasileiros conhecem 22 instituições financeiras (em comparação a 18 na média latino-americana), e consideram-se tornar clientes de 11 delas, contra seis no restante da região.
A pesquisa entrevistou 3 mil brasileiros e revelou que apenas 8% dos consumidores se relacionam com uma única instituição financeira, enquanto 25% utilizam um único cartão de crédito. A escolha do emissor principal pelos brasileiros é motivada principalmente pela experiência digital ágil e intuitiva, segurança nas transações, benefícios oferecidos e a confiança estabelecida com as instituições financeiras. O estudo também retrata que 55% dos brasileiros concentram sua principalidade em bancos tradicionais, enquanto 45% preferem fintechs, dado que posiciona o consumidor brasileiro como um dos mais abertos à inovação na região.
A vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil, Carla Mita, avalia que com a concorrência e diversidade de soluções financeiras tornam a principalidade uma necessidade crescente no Brasil. “Identificamos que quando um consumidor está principalizado em um emissor, tende a contratar 25% mais produtos nele. O Panorama da Principalidade Financeira na América Latina nos permite entender de maneira mais precisa as expectativas e necessidades dos portadores das nossas credenciais de pagamento, reforçando a importância dos serviços de consultoria da Visa como parte da nossa estratégia de serviços de valor agregado”.
Preferências de pagamento
No que diz respeito aos meios de pagamento, o brasileiro é guiado pela experiência digital, conveniência e segurança. O cartão de crédito é o método escolhido em 47% das ocasiões de compra, seguido pelo PIX (28%), débito (20%) e dinheiro (5%). Em compras de perfil grande, com ticket médio mais alto, o uso do cartão cresce 9 pontos percentuais, chegando a 56%. Já na forma de pagar, o pagamento com cartão por aproximação lidera com 23%, seguido pelo pagamento via chave Pix com 21%, e em terceiro com o pagamento com cartão físico inserido, com 15%.
“O consumidor irá sempre buscar a solução que melhor se adaptar ao seu perfil de pagamento e seus casos de uso. O cartão de crédito se mostra como a escolha preferida para compras de médio e grande porte, enquanto pagamentos imediatos como o Pix e o débito são mais utilizados em transações do dia a dia. Esse cenário impulsiona a evolução da indústria de pagamentos e amplia a oferta de serviços de valor ao usuário final”, destaca Mita.
Mudança de instituição
O estudo também avaliou os motivos que levam os brasileiros a buscarem a principalidade em novas instituições financeiras, constatando que a principalidade não é um fator determinante para lealdade incondicional. Pelo menos 23% dos brasileiros consideram mudar de instituição financeira nos próximos 12 meses, principalmente por três motivos: A busca por cartões com limite mais alto (44%), programas de pontos ou milhas mais vantajosos (39%) e contas com melhor rendimento automático (39%).
Os bancos tradicionais possuem maior principalidade (52%), porém menor preferência (47%), o que representa um risco para a perda de clientes. Entre os fatores que pesam contra essas instituições estão a usabilidade dos aplicativos, valores de anuidade e a falta de rendimento das contas-correntes. Já as fintechs possuem maior preferência (51%) do que principalidade (45%), indicando um potencial de crescimento no futuro. No entanto, ainda enfrentam desafios, como segurança, aspecto nos quais os bancos tradicionais e cooperativas se destacam. As cooperativas, por sua vez, possuem a menor principalidade, mas apresentam um dos maiores índices de satisfação, o que representa uma oportunidade para concentrar mais produtos financeiros.
Perfil dos consumidores
O estudo também destacou diferenças regionais no Brasil. No interior do país, os consumidores conhecem menos instituições financeiras e são clientes de menos bancos em comparação às capitais, o que abre espaço para novas empresas conquistarem esse público.
Os consumidores do interior conhecem, em média, 13 instituições financeiras, consideram tornar-se clientes de seis e possuem conta ativa em três.
Desafio de conquistar Geração Z
Por fim, o estudo traçou um histórico na jornada de pagamentos para a Geração Z, que retrata uma relação que não é linear. Apenas 11% deles se relacionam com uma única instituição financeira, e muitos experimentam diferentes bancos conforme suas necessidades mudam.
Para esses consumidores, fatores como experiência do usuário (UX) e limite do cartão de crédito são mais importantes na escolha do banco principal versus gerações mais velhas.