CBIC e MDS formalizam parceria para qualificação e contratação de trabalhadores

CBIC e MDS formalizam parceria para qualificação e contratação de trabalhadores
Rio de Janeiro - Devesa Civil afirmou que não há riscos nas estruturas dos prédios da rua onde calçada cedeu por conta das obras da construção da linha 4 do metrô, em Ipanema, zona sul do Rio.

Construção civil tem um papel fundamental na empregabilidade e no crescimento do Brasil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinaram, nesta quinta-feira (20), em Fortaleza, convênio destinado a qualificação profissional e à inserção de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) no setor da construção. A parceria foi selada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante a abertura do Summit CBIC Norte e Nordeste 2025 evento promovido pela CBIC, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), para discutir temas estratégicos do setor.

O acordo formaliza a adesão da CBIC ao eixo de qualificação profissional do Programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa do Governo Federal para ampliar as oportunidades de capacitação e empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a parceria, serão ofertados cursos gratuitos em diversas áreas da construção, alinhados às demandas do mercado, potencializando a contratação de novos entrantes.

Durante a solenidade, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a inclusão produtiva e reduzir desigualdades. “Nosso objetivo é criar pontes entre os que mais precisam e as oportunidades de trabalho. A construção civil é um setor estratégico para a geração de empregos, e essa parceria com a CBIC potencializa a qualificação e a inserção profissional dos beneficiários do CadÚnico”, afirmou.

O presidente da CBIC, Renato Correia, reforçou o compromisso do setor com o desenvolvimento social e econômico do país. “A construção civil tem um papel fundamental na empregabilidade e no crescimento do Brasil. Com essa parceria, daremos um passo importante para capacitar novos profissionais, ampliar a oferta de mão de obra qualificada e contribuir para a transformação social por meio do trabalho”, declarou.

“Esse projeto vai conectar quem precisa do emprego a quem gera emprego. É um momento grandioso, mostrando que quando o governo trabalha junto com a iniciativa privada muito resultado pode vir “, disse Correia.

“Estamos muito motivados por levar para as empresas a oportunidade de conectar as pessoas ao trabalho. Isso vai tirar as pessoas da dependência do Estado e resgatar o orgulho de seguir a vida com pernas e mãos próprias”, afirma o presidente da CBIC.

O protocolo estabelece mecanismos de cooperação entre as entidades para viabilizar cursos, oficinas e ações de fomento ao empreendedorismo, além de incentivar empresas do setor a direcionarem oportunidades de emprego e qualificação aos inscritos no CadÚnico. A vigência do acordo se estende até dezembro de 2026, podendo ser prorrogada. Com essa iniciativa, a CBIC e o MDS reforçam seu compromisso com a inclusão socioeconômica e o fortalecimento do setor da construção como um motor de desenvolvimento e geração de oportunidades no Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *