Guararapes apresenta resultado acima da expectativa

EBITDA consolidado cresce 45%, atingindo R$ 565,6 milhões no 4T24 e R$ 1,5 bilhões no ano
A Guararapes Confecções S.A, grupo responsável pela rede de lojas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, FANLAB, Midway Financeira e Midway Mall, fechou 2024 com resultados históricos, consolidando sua posição como uma das maiores e mais sólidas empresas de moda do país. Com 425 lojas distribuídas por todo o Brasil e o maior parque fabril da América Latina, a companhia registrou um EBITDA consolidado de R$ 565,6 milhões no 4T24, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2023, e R$ 1,5 bilhões no ano, atingindo o maior patamar da sua história. Além disso, reverteu o prejuízo e alcançou um lucro líquido de R$ 235,1 milhões no último trimestre, registrando um avanço de 43,2% no acumulado do ano.
Os resultados refletem a consistência da estratégia adotada nos últimos dois anos, período em que a companhia fortaleceu sua estrutura operacional, aprimorou sua oferta de produtos e ampliou a eficiência de seu modelo de negócios verticalizado. Com um time de mais de 30 mil colaboradores, a Riachuelo segue investindo na valorização da moda brasileira e na conexão com seus consumidores, consolidando sua presença no mercado de forma sustentável.
A receita líquida consolidada da Guararapes atingiu R$ 9,6 bilhões no ano, um crescimento de 9,5% em relação a 2023, refletindo o fortalecimento da proposta de valor e a excelente aceitação das coleções. A companhia também registrou um aumento de 16% no volume de peças vendidas em comparação ao ano anterior, consolidando o sétimo trimestre consecutivo de crescimento de volume acima do PMC de Vestuário do IBGE.
Modelo de negócios integrado impulsiona rentabilidade e fortalece estratégia de longo prazo
O desempenho expressivo da Guararapes foi sustentado por sua estrutura verticalizada, um diferencial competitivo que proporciona maior agilidade na produção, melhor gestão de estoques e elevação das margens. Em 2024, a produção anual da Fábrica de Guararapes atingiu 41 milhões de peças, um crescimento de 33% em relação ao ano de 2023, reforçando a capacidade da companhia de consolidar sinergias entre indústria e varejo.
A estratégia de eficiência operacional e aprimoramento logístico também se refletiu na redução de 7 p.p. na ruptura de produtos “NOS” (never out of stock) nos últimos dois anos, garantindo maior disponibilidade de produtos nas lojas e reduzindo a necessidade de remarcações. Com isso, a empresa registrou cinco trimestres consecutivos de aumento da margem bruta de vestuário, que alcançou 54,3% no acumulado do ano, uma expansão de 1,8 p.p. em relação a 2023.
Além disso, a companhia consolidou seu sexto trimestre consecutivo de crescimento na venda por metro quadrado, que aumentou 13,7% no 4T24 em relação ao mesmo período do ano anterior.