Guararapes apresenta resultado acima da expectativa

Guararapes apresenta resultado acima da expectativa

EBITDA consolidado cresce 45%, atingindo R$ 565,6 milhões no 4T24 e R$ 1,5 bilhões no ano

A Guararapes Confecções S.A, grupo responsável pela rede de lojas Riachuelo, Casa Riachuelo, Carter’s, FANLAB, Midway Financeira e Midway Mall, fechou 2024 com resultados históricos, consolidando sua posição como uma das maiores e mais sólidas empresas de moda do país. Com 425 lojas distribuídas por todo o Brasil e o maior parque fabril da América Latina, a companhia registrou um EBITDA consolidado de R$ 565,6 milhões no 4T24, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2023, e R$ 1,5 bilhões no ano, atingindo o maior patamar da sua história. Além disso, reverteu o prejuízo e alcançou um lucro líquido de R$ 235,1 milhões no último trimestre, registrando um avanço de 43,2% no acumulado do ano.

Os resultados refletem a consistência da estratégia adotada nos últimos dois anos, período em que a companhia fortaleceu sua estrutura operacional, aprimorou sua oferta de produtos e ampliou a eficiência de seu modelo de negócios verticalizado. Com um time de mais de 30 mil colaboradores, a Riachuelo segue investindo na valorização da moda brasileira e na conexão com seus consumidores, consolidando sua presença no mercado de forma sustentável.

A receita líquida consolidada da Guararapes atingiu R$ 9,6 bilhões no ano, um crescimento de 9,5% em relação a 2023, refletindo o fortalecimento da proposta de valor e a excelente aceitação das coleções. A companhia também registrou um aumento de 16% no volume de peças vendidas em comparação ao ano anterior, consolidando o sétimo trimestre consecutivo de crescimento de volume acima do PMC de Vestuário do IBGE.

Modelo de negócios integrado impulsiona rentabilidade e fortalece estratégia de longo prazo

O desempenho expressivo da Guararapes foi sustentado por sua estrutura verticalizada, um diferencial competitivo que proporciona maior agilidade na produção, melhor gestão de estoques e elevação das margens. Em 2024, a produção anual da Fábrica de Guararapes atingiu 41 milhões de peças, um crescimento de 33% em relação ao ano de 2023, reforçando a capacidade da companhia de consolidar sinergias entre indústria e varejo.

A estratégia de eficiência operacional e aprimoramento logístico também se refletiu na redução de 7 p.p. na ruptura de produtos “NOS” (never out of stock) nos últimos dois anos, garantindo maior disponibilidade de produtos nas lojas e reduzindo a necessidade de remarcações. Com isso, a empresa registrou cinco trimestres consecutivos de aumento da margem bruta de vestuário, que alcançou 54,3% no acumulado do ano, uma expansão de 1,8 p.p. em relação a 2023.

Além disso, a companhia consolidou seu sexto trimestre consecutivo de crescimento na venda por metro quadrado, que aumentou 13,7% no 4T24 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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