Consignado privado é passo importante para democratizar acesso ao crédito no Brasil

Consignado privado é passo importante para democratizar acesso ao crédito no Brasil

Diretor da Associação Brasileira de Banking as a Service afirma que modalidade promove sistema financeiro mais eficiente e inclusivo

O avanço do projeto do consignado privado representa um passo importante para democratizar o acesso ao crédito no Brasil, promovendo um sistema financeiro mais eficiente e inclusivo. Essa é a avaliação de Marcelo França Côrrea, diretor da ABBAAS (Associação Brasileira de Banking as a Service). A seguir, a associação defende a modalidade de crédito em nota.

“O projeto do consignado privado representa um avanço significativo no mercado de crédito brasileiro, trazendo benefícios tanto para os trabalhadores do setor privado quanto para a economia como um todo. O modelo de crédito consignado permite que empregados de empresas privadas tenham acesso a empréstimos com taxas de juros mais baixas, utilizando o desconto direto em folha de pagamento como garantia.

A importância desse projeto se dá, primeiramente, pela ampliação da inclusão financeira. Com taxas de juros reduzidas em comparação a outras modalidades de crédito pessoal, o consignado privado possibilita que um maior número de trabalhadores tenha acesso a financiamento seguro e acessível, reduzindo a dependência de linhas de crédito com encargos elevados, como o cheque especial e o cartão de crédito.

Além disso, o consignado privado contribui para a redução da inadimplência. O desconto direto no salário minimiza o risco de atraso ou não pagamento das parcelas, tornando essa modalidade mais segura para as instituições financeiras, que, em contrapartida, podem oferecer condições mais vantajosas aos clientes.

Outro aspecto relevante é o estímulo ao consumo e à economia. Com mais acesso a crédito barato, os trabalhadores podem utilizar os recursos para diversos fins, como aquisição de bens, pagamento de dívidas ou investimentos pessoais, movimentando diferentes setores da economia e gerando impacto positivo no crescimento econômico.

Para as empresas privadas, o projeto do consignado privado também traz benefícios. Além de ser um diferencial na oferta de benefícios aos funcionários, melhora a relação trabalhista ao proporcionar maior segurança financeira aos empregados, o que pode refletir em maior produtividade e engajamento no ambiente de trabalho.

Por fim, a regulamentação adequada desse modelo é fundamental para garantir transparência e segurança jurídica tanto para os tomadores de crédito quanto para as instituições financeiras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *