Mercado livre de energia traz soluções para impasse sobre carros elétricos em condomínios

Com o crescimento exponencial de carros elétricos no Brasil, migração para o mercado livre de energia pode ajudar condomínios residenciais e comerciais
O crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil está alcançando patamares históricos, consolidando cada vez mais a transição para a eletromobilidade. Em 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país emplacou 177.358 unidades de veículos eletrificados leves, um aumento de 89% em comparação com as 93.927 unidades de 2023.
Esse salto no número de carros elétricos traz à tona novos desafios, principalmente para os condomínios, que enfrentam o aumento do consumo de energia e a necessidade de adaptar suas infraestruturas para os pontos de recarga. De olho nesse cenário , a TYR Energia, pioneira na implementação de soluções digitais no mercado livre de energia, oferece tecnologias inovadoras para a esfera condominial, garantindo uma gestão eficiente da energia consumida, redução dos custos operacionais e o acesso à energia 100% renovável.
A companhia conta com uma plataforma de gestão de energia que integra medidores inteligentes. Essa solução permite que o consumo de energia dos condomínios sejam monitorados em tempo real, com um rateio justo e transparente para que as unidades possam cobrar seus moradores de maneira proporcional ao consumo individual, especialmente quando se trata do uso de energia para recarga de carros elétricos.
De acordo com Eduardo Miranda, CEO da TYR, com o aumento de veículos elétricos, especialmente em áreas urbanas, os condomínios enfrentarão um aumento significativo no consumo de energia elétrica devido à instalação de terminais de recarga. Essa demanda adicional pressiona as contas de energia e pode gerar um impacto nos custos mensais dos condomínios, especialmente com o rateio entre moradores. Em média, um carro elétrico consome entre 10 a 30 kWh por dia, o que pode representar um aumento substancial na fatura mensal.
“A migração para o mercado livre, permite descontos de até 40%na conta de luz do condomínio, uma vez que, nesta modalidade, negocia-se diretamente com fornecedores de energia, sem intermediários e sem taxas adicionais. O mercado livre de energia também assegura que essa energia provenha exclusivamente de fontes renováveis, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade.”, completa o executivo.
Pontos de recarga x práticas sustentáveis em condomínios
“A eletrificação do transporte e o uso de energia limpa são passos essenciais para reduzir a pegada de carbono das cidades e atender às expectativas dos moradores, cada vez mais conscientes e exigentes em relação ao impacto ambiental de suas escolhas”, acrescenta o CEO.
As soluções da TYR, sem investimento inicial e com um processo de adesão simples, facilita a adaptação dos condomínios a essa nova realidade, uma vez que o cliente recebe um único boleto mensal, com o desconto já aplicado e sem complexidade.
“Estamos preparados para ajudar os condomínios a enfrentarem o aumento de demanda por energia com soluções que são tanto econômicas, quanto tecnológicas e ecológicas. A migração para o mercado livre de energia, com o uso de energia 100% renovável, é a chave para uma gestão mais inteligente e sustentável”, finaliza.