Setor de biscoitos, massas e pães cresce 4% em 2024

Setor de biscoitos, massas e pães cresce 4% em 2024

Anuário Abimapi 2025 apresenta dados exclusivos, insights estratégicos e as principais tendências para o mercado de alimentos

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) registrou crescimento de 4% no volume total da Cesta Abimapi em 2024, segundo dados da pesquisa NielsenIQ feita a pedido da associação. O Anuário Abimapi 2025, lançado no dia 27 de março, analisa os resultados do estudo e traz entrevistas e reportagens, além de revelar as dinâmicas de cada categoria, delineando um cenário de oportunidades e desafios para os próximos anos de desenvolvimento da indústria alimentícia brasileira.

Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi, destaca a relevância do levantamento. “O ano de 2024 representou um período de consolidação e crescimento para o nosso setor no Brasil, como está evidenciado nos dados robustos que divulgamos no nosso Anuário 2025. Este livro é uma ferramenta essencial para que as empresas associadas e tantos outros stakeholders possam compreender as movimentações do mercado, identificar tendências de consumo e tomar decisões estratégicas. É uma fonte fundamental de informações e análises para todos os players, que contribui para o desenvolvimento e a competitividade da indústria nacional.”

Cesta Abimapi cresce

Entre os produtos da Cesta Abimapi, o segmento de biscoitos registrou um aumento de 2,1% em valor, em 2024, totalizando R$ 33,1 bilhões. Em volume, o crescimento foi de 1,6%, ultrapassando 1,5 milhão de toneladas consumidas. A chave para esse sucesso foi a combinação de indulgência, ou seja, a compra que gera o sentimento de recompensa e bem estar, além da praticidade: recheios mais generosos, consumo de cookies em alta e embalagens menores, pensadas para atender desde a fome rápida no trânsito até o lanche planejado do dia. Os biscoitos cobertos de chocolate, os cookies e os importados foram os grandes responsáveis por impulsionar a categoria.

Já o mercado de massas manteve sua importância, com um crescimento de 4,0% em valor, atingindo quase R$ 15 bilhões. Em volume também cresceu 4,9%, com mais de 1,3 milhão de toneladas comercializadas. As massas secas apresentaram um crescimento em volume superior ao valor, influenciado por promoções e pela migração de consumidores das massas instantâneas. A frequência de compra foi afetada pelo preço mais acessível do arroz em 2024, enquanto massas frescas e instantâneas mantiveram uma trajetória de crescimento.

Os pães industrializados tiveram um desempenho notável em 2024: o faturamento aumentou em 8,3%, chegando a R$ 15,5 bilhões, e 791,3 mil toneladas foram vendidas, um crescimento de 6,5%. A expansão da distribuição e a oferta de mais opções e inovações impulsionaram esse crescimento. A inclusão do pão de forma na cesta básica, com redução de impostos, e o bom desempenho de categorias como o pão de queijo também contribuíram para esse cenário positivo.

Bolos industrializados faturam mais de R$ 2,6 bilhões

O segmento de bolos industrializados faturou R$ 2,64 bilhões, um aumento de 7,7% em relação ao ano anterior, e teve um crescimento de 2,3% no volume, atingindo 63 mil toneladas. O aumento de preços e a preferência por produtos de maior valor agregado, como bolos recheados, impulsionaram o crescimento em valor. A categoria também viu um aumento na penetração graças à recuperação econômica e aumento do poder de compra, indicando a entrada de novos consumidores das classes C, D e E, com destaque para o consumo de porções individuais.

Por último, a indústria do trigo iniciou uma recuperação de faturamento em 2024, embora tenha apresentado um cenário misto. Houve um aumento de 5% no volume de farinha de trigo doméstica vendida, mas uma queda de 9,6% no faturamento, de R$ 5,3 bilhões para R$ 4,8 bilhões. “Este descompasso reflete fatores como questões climáticas que afetaram a safra e a crescente segmentação do mercado, intensificando a competição. A expectativa é de retomada do faturamento em 2025 com ajustes de preços”, avalia Claudio Zanão.

Anuário 2025

O lançamento oficial do Anuário Abimapi 2025 ocorreu nesta quinta-feira (27), proporcionando um espaço de discussão sobre os dados levantados e as perspectivas futuras para o setor. O anuário completo, com análises aprofundadas e informações estratégicas, está disponível para download neste link. Além disso, o evento, transmitido ao vivo pelo canal da Abimapi no Youtube e pelo Linkedin da Associação, segue disponível nas plataformas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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