Grupo Boticário atinge R$ 35,7 bilhões em vendas totais e cresce 19% em 2024

Grupo Boticário atinge R$ 35,7 bilhões em vendas totais e cresce 19% em 2024

Resultado reflete evolução da estratégia de ecossistema multimarca e multicanal e foco no cliente

As vendas totais (GMV – Gross Merchandise Volume) do Grupo Boticário atingiram a marca de R$ 35,7 bilhões em 2024, crescimento de 19% em relação ao ano anterior. O desempenho foi marcado pela evolução da estratégia de ecossistema de beleza multimarca e multicanal, centralidade no cliente e investimentos em inovação e ampliação da operação fabril e logística em todo o país. De forma consistente ao longo de sua história, a companhia segue atingindo patamares acima do projetado para o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) que, até 2027, tem previsão de crescimento de 7,2%, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (ABIHPEC).

“O resultado de 2024 reflete a trajetória de evolução consistente e crescente do Grupo nos últimos anos. Realizamos movimentos estratégicos com a entrada em novos canais e evolução daqueles que somos referência, com a consolidação das nossas marcas e evoluções importantes no redesenho organizacional. Esses marcos pavimentaram o caminho até aqui e impulsionam o futuro da companhia”, afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário. “Essa conjunção de fatores combinada à nossa ambição e inquietude nos posiciona como um potente ecossistema de negócios, que permanece atuando em busca da maximização da geração de valor, bem como uma operação eficiente e orientada às necessidades do consumidor”, complementa o executivo.

Como evolução da estratégia de centralidade do cliente, em 2024 a base de clientes ativos e identificados da companhia chegou a 25,7 milhões, alta de 7% em relação a 2023. “A consolidação do redesenho organizacional do Grupo Boticário nos trouxe uma nova perspectiva para pensarmos nos nossos clientes de forma, ainda mais, integrada. Hoje, potencializamos esta visão com o lançamento do Beautybox, nosso novo programa de fidelidade, o maior do setor de beleza do país em número de participantes, responsável por unificar os benefícios e vantagens das nossas marcas, a fim de transformar a fidelidade em uma forma de experiência de compra exclusiva”, comenta Modé. Na primeira etapa, o Beautybox unifica os benefícios de O Boticário e de Quem Disse Berenice?.

Em 2024, canais como lojas e venda direta seguiram em crescimento mantendo o Grupo como a maior rede omnichannel do Brasil com mais de 4 mil pontos de Clique e Retire e mais de mil Espaços do Revendedor. Beleza Na Web, maior e-commerce de beleza da América Latina, ampliou sua operação com a chegada ao canal físico, somado à abertura de seis lojas localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

A operação B2B, que reúne distribuição em farmácias, perfumarias, lojas de departamento e redes alimentares, chegou a 130 mil pontos de vendas em 2024. TRUSS Professional, adquirida pelo Grupo em 2023, também ampliou a presença no mercado Business to Professional (B2P), chegando a mais de 30 mil salões de beleza em território nacional, e segue investindo em educação profissional para cabeleireiros. Somente nos últimos dois anos, R$ 35 milhões foram investidos em capacitação e na inauguração da TRUSS Academy em São Paulo (SP) – primeira academia global com metodologia própria, em um polo de aprendizado, transformação e inovação.

“A estratégia de negócio focada na centralidade no cliente e com presença omnichannel gera valor na perspectiva de crescimento e lucratividade resultando em um crescimento escalável, contínuo e robusto nos últimos anos. Em 2024, direcionamos os nossos esforços para consolidar os caminhos que trilhamos com excelência. Esta solidificação é etapa fundamental para suportar o futuro que desejamos para o nosso negócio”, reforça o CEO.

Investimentos em inovação

Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento sustentaram um alto patamar de inovação com cerca de 5 mil novos produtos desenvolvidos e outros 2 mil reformulados. Cerca de 27% das vendas totais (GMV) do Grupo Boticário foram provenientes de produtos lançados há menos de um ano. As categorias de maior destaque em 2024 são: Perfumaria, Cabelos e Cuidados Pessoais. Em presenteáveis, O Boticário segue como a marca de beleza mais lembrada pelos brasileiros e a preferida para presentear segundo pesquisa da Kantar Worldpanel.

Para impulsionar a estratégia de futuro, o Grupo Boticário dá continuidade ao projeto de expansão das operações fabril e logística anunciado em 2024. Com um investimento total de R$4,14 bilhões – o maior da história da companhia – o projeto contempla a construção da quarta fábrica em Pouso Alegre (MG), expansão das unidades fabris no Paraná e na Bahia e da operação logística em todo o território nacional, somando 1,3 mil novos empregos diretos e indiretos.

Resultados em todas as dimensões

O ano de 2024 foi marcado por conquistas relevantes para o Grupo Boticário consolidando sua posição de referência e destaque junto ao mercado.

Pelo segundo ano consecutivo o Grupo foi reconhecido como a 4ª empresa brasileira com melhor reputação do Brasil pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), solidificando, mais uma vez, a consistente trajetória da companhia em prol da governança, transparência, disciplina e sucesso responsável.

Além disso, pela primeira vez em sua história, o Grupo Boticário foi eleito Empresa do Ano e a número um no ranking setorial “Farmacêutica e Beleza” do Melhores do ESG 2024 da Revista Exame – uma das mais respeitadas premiações de economia e negócios do país com metodologia e avaliação do Ibmec em parceria com Comitê da Executivo da publicação.

A empresa também foi reconhecida por sua inovação, sustentabilidade, práticas inclusivas e excelência em tecnologia pelo Prêmio Valor Inovação, performando na 5ª posição no ranking geral e a 1ª posição no Ranking Setorial – categoria Cosmético, Higiene e Limpeza.

A companhia também figurou entre as Empresas Mais Inovadoras do Brasil, segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em tecnologia, o Grupo se destacou como a 2ª empresa mais admirada na área de dados da América Latina pela pesquisa State of Data Brazil, além de alcançar a 4ª posição no Ranking das Empresas Mais Admiradas por seus Produtos de Tecnologiado Panorama do Mercado de Produto 2024-2025, estudo desenvolvido pela PM3 em parceria com a Bain & Company.

Na dimensão de pessoas, a companhia foi eleita como a 6ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, segundo o Ranking Great Place to Work (GPTW). A empresa ainda foi destaque nos rankings setoriais do GPTW, sendo qualificada como a 3ª melhor para se trabalhar no Varejo e a 11ª melhor para atuar na Indústria. No ranking regional, o GPTW posicionou o Grupo como a 5ª melhor empresa para se trabalhar no Paraná. Já no Merco Talento, a companhia ocupou a 3ª posição em 2024.

O ano de 2024 também foi marcado por duas conquistas inéditas no Cannes Lions International Festival of Creativity 2024 – um dos festivais de marketing mais renomados do mundo. Com a marca O Boticário, a empresa ganhou um Leão de Bronze na Glass – The Lion For Change, uma das categorias mais importantes do festival e que reconhece trabalhos sobre equidade de gênero. A campanha para o Dia dos Pais de 2023, “Instinto Paterno” com o mote “Até quando vamos achar que 5 dias serão suficientes” foi reconhecida por promover reflexões sobre a Licença Parental Universal — benefício oferecido pelo Grupo Boticário desde 2021 de forma pioneira no setor de HPPC.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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