Setor de serviços tem queda de 0,2% em janeiro

Setor de serviços  tem queda de 0,2% em janeiro

Redução foi puxada pelo setor de transportes

O volume de serviços no país variou negativamente 0,2% em janeiro de 2025 na comparação com o mês anterior, quando ficou estável (0,0%). Frente a janeiro de 2024, o setor avançou 1,6%, décima taxa positiva consecutiva. A variação negativa no mês foi puxada, principalmente, pelos serviços de transportes, que caíram 1,8%, com maiores taxas negativas nos seguintes segmentos: dutoviário, aéreo, rodoviário coletivo de passageiros, ferroviário de cargas e correio. O acumulado em 12 meses teve alta de 2,9%, menor do que a registrada em dezembro de 2024 (3,2%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE.

Os outros dois serviços com desempenho negativo em janeiro foram os prestados às famílias (-2,4%) e os profissionais, administrativos e complementares (-0,5%). O primeiro eliminou parte do ganho de 7,0% acumulado entre maio e dezembro de 2024, e o último registrou a terceira retração seguida, com perda de 3,7% nesse intervalo.

“Após alcançar o ápice de sua série histórica em outubro de 2024, o setor de serviços apresentou duas taxas negativas e uma estabilidade nos últimos três meses. Nesse período, acumulou perda de 1,1%, que pode ser explicada pela alta margem de comparação. Em janeiro, três das cinco atividades investigadas mostraram resultados negativos e, apesar da variação negativa, o desempenho do setor de serviços ficou próximo da estabilidade”, analisa o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Setor de transportes foi a principal influência negativa no mês

O setor de transportes foi o destaque no resultado de janeiro, sendo responsável pelo maior impacto negativo ao recuar 1,8%. “Houve quedas importantes no transporte dutoviário, com perda de receita de empresas relevantes que atuam nesse segmento, no transporte aéreo, no transporte rodoviário coletivo de passageiros, no transporte ferroviário de cargas e na atividade de correio”, explica Rodrigo.

No sentido contrário, informação e comunicação (2,3%) e outros serviços (2,3%) tiveram os únicos avanços de janeiro de 2025, com a primeira atividade acumulando um ganho de 2,8% nos últimos três meses, enquanto a última recuperou parte da perda verificada em dezembro de 2024 (-4,1%). Rodrigo lembra que, no período pós-pandemia, “os serviços de tecnologia da informação (7,8%) têm crescido de forma bastante expressiva, ditando o ritmo do setor de serviços como um todo. Em janeiro, esse segmento renovou seu recorde na série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2011”.

Transportes de passageiros (-7,6%) e de cargas (-0,7%) recuam em janeiro

Após avançar 0,8% em dezembro de 2024, o volume de transporte de passageiros no Brasil caiu 7,6% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. O segmento se encontra, nesse mês de referência, 3,4% abaixo do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 25,1% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).

O volume do transporte de cargas, por sua vez, recuou 0,7% em janeiro de 2025, terceira queda consecutiva, com perda acumulada de 3,3%. Assim, o segmento se situa 8,9% abaixo do ponto mais alto de sua série, alcançado em julho de 2023. Em relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 30,9% acima de fevereiro de 2020.

“A queda do transporte de passageiros foi pressionada tanto pelo transporte aéreo, fruto de uma maior base de comparação com dezembro de 2024 e de uma influência dos preços das passagens (alta de 10,42%), quanto pelo transporte rodoviário coletivo de passageiros. Já o transporte de cargas vem, desde 2024, apresentando maior frequência de resultados negativos. O transporte dutoviário e o transporte ferroviário de cargas ajudam a explicar o desempenho negativo em janeiro”, observa Rodrigo.

Serviços caem em 17 das 27 unidades da federação

Em termos regionais, a maioria (17) das 27 unidades da federação assinalou redução no volume de serviços em janeiro de 2025, na comparação com dezembro de 2024. Esse resultado acompanhou o recuo observado no resultado nacional (-0,2%).

Os impactos mais importantes vieram do Distrito Federal (-8,7%), seguido por Minas Gerais (-1,7%), Pernambuco (-4,5%), Amazonas (-7,0%) e Espírito Santo (-5,2%). Por outro lado, São Paulo (0,9%), Rio de Janeiro (1,0%) e Santa Catarina (3,4%) foram responsáveis pelas principais contribuições positivas em janeiro.

Em relação a janeiro de 2024, serviços crescem 1,6%

Frente a janeiro de 2024, a expansão do volume de serviços no Brasil (1,6%) foi acompanhada por somente 13 das 27 unidades da federação. O estado com a maior contribuição positiva foi São Paulo (4,3%), seguido por Rio de Janeiro (3,8%), Santa Catarina (3,2%) e Minas Gerais (0,9%). Em sentido oposto, Mato Grosso (-25,8%), Rio Grande do Sul (-8,2%) e Paraná (-1,9%) foram os destaques negativos do mês.

Atividades turísticas têm retração de 6,4% em janeiro

Em janeiro de 2025, o índice de atividades turísticas mostrou redução de 6,4% frente ao mês imediatamente anterior, após ter avançado 3,1% em dezembro. Com esse desempenho, o setor de turismo está 7,2% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 6,4% abaixo do ápice da sua série histórica, alcançado, justamente, em dezembro de 2024. Cabe mencionar que a queda de 6,4% em janeiro foi a mais intensa desde março de 2021 (-24,4%). Restaurantes, transporte aéreo de passageiros e serviços de buffet foram as três atividades econômicas que mais impactaram o setor.

Regionalmente, 12 dos 17 locais pesquisados acompanharam esse movimento de retração verificado na atividade turística nacional (-6,4%). São Paulo (-8,3%) exerceu a influência negativa mais intensa, seguido por Rio de Janeiro (-5,4%), Minas Gerais (-4,2%) e Paraná (-5,5%). Em contrapartida, Bahia (1,5%), Santa Catarina (1,7%) e Ceará (1,4%) tiveram os ganhos mais expressivos.

Na comparação entre janeiro de 2025 e igual mês do ano anterior, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou crescimento de 3,5%, oitava taxa positiva seguida. A principal razão foi o aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas relacionados a hospedagens.

Doze das 17 unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (4,0%), seguido por Rio de Janeiro (6,6%), Bahia (9,0%), Santa Catarina (7,0%) e Goiás (8,6%). Já Rio Grande do Sul (-6,1%), Minas Gerais (-1,9%) e Mato Grosso (-11,4%) exerceram os principais impactos negativos do mês.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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