Smart City Expo reúne empresários dos grupos Festval, Muffato e Condor

Smart City Expo reúne empresários dos grupos Festval, Muffato e Condor

Gigantes do varejo supermercadista do Paraná falam sobre as tendências para o setor

Com um público formado por líderes empresariais, profissionais da área de inovação e interessados no futuro do consumo, o painel O Varejo na Era da Sustentabilidade e Tecnologia, promovido pelo GazzConecta, reuniu três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, do Festval, Everton Muffato, do Grupo Muffato, e Pedro Joanir Zonta, da Rede Condor. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (27), como parte da programação do GazzSummit Agro e Foodtechs, que aconteceu durante a Smart City Expo, em Curitiba.

Durante o bate-papo, conduzido pela jornalista Milena Prado e pelo founder do Masterboard, Guilherme Barbosa, os empresários compartilharam histórias, desafios e as apostas que vêm guiando suas companhias em tempos de transformação acelerada.

Na conversa, um ponto comum entre os três empresários ficou evidente: a necessidade de acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor e investir em tecnologia de forma estratégica, sem perder de vista o lado humano da operação.

Inovação com foco no cliente

Carlos Beal, diretor comercial e de marketing do Festval, destacou como a rede tem buscado se posicionar como um supermercado inteligente – atento ao comportamento do consumidor, mas também comprometido com o meio ambiente e a valorização das pessoas. “Hoje convivemos com cinco gerações diferentes dentro das lojas. É desafiador e, ao mesmo tempo, fascinante. A inteligência artificial nos ajuda não apenas a conhecer, mas a entender esse novo cliente”, explicou.

Com mais de 50 anos de história, o Festval mantém raízes familiares fortes, mas se atualiza constantemente. “O feeling do comerciante ainda é importante, mas hoje temos a tecnologia para nos apoiar. Temos mais de 1 milhão de pessoas passando pelas nossas lojas todos os meses. Precisamos entregar mais do que produtos, oferecer experiências”, enfatizou.

Beal também falou sobre as iniciativas de sustentabilidade, como o projeto Lixo Zero e a parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc – iniciativa de combate à fome e ao desperdício de alimentos que conecta empresas que fazem a doação destes produtos a instituições sociais que os distribuem. “É uma mudança de cultura. A gente trabalha internamente para transformar hábitos e reduzir desperdícios. Felizmente, Curitiba está muito à frente, até transformando lixões em usinas solares. O varejo pode e deve ser parte dessa mudança”, frisou.

Profissionalização e sucessão

Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato, falou sobre a importância da sucessão planejada e da profissionalização da empresa. “Hoje todas as áreas são geridas por especialistas. Nossa missão é formar bons herdeiros, que, se quiserem, possam ser bons sucessores no futuro”, pontuou.

Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor, relembrou sua trajetória desde a fundação da primeira loja, em 1964, e a importância de se valorizar os produtos produzidos no Paraná, dando espaço nas lojas e na mesa do consumidor.

O encontro evidenciou que, mesmo com histórias e estratégias diferentes, as grandes redes paranaenses compartilham uma visão semelhante: investir em tecnologia, sem esquecer dos valores humanos e propósitos. “Somos uma empresa feita de gente. E é com gente que vamos continuar sonhando, inovando e construindo algo maior do que apenas um supermercado”, finalizou Carlos Beal.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *