Turismo e eventos contribuem para aquecimento do mercado hoteleiro em 2025

O setor de hotelaria no Brasil vive um momento de crescimento em 2025. Impulsionado pelo turismo e pela realização de eventos, o mercado apresenta dados positivos que sinalizam um ano promissor para o setor. Devido aos eventos promovidos em Curitiba nesta semana, a rede hoteleira registrou praticamente 100% de ocupação, conforme o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA).
De acordo com números do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a taxa de ocupação hoteleira subiu de 53,58% em janeiro de 2024 para 53,96% no mesmo período deste ano. Além disso, a análise baseada em 594 hotéis e 92.010 unidades habitacionais (UHs), também apontou aumentos de 3,6% na diária média e de 17,9% no RevPAR (Receita por Apartamento Disponível).
Na análise por categoria hoteleira, a maior alta na taxa de ocupação foi observada nos hotéis econômicos (16,6%), seguidos pelo segmento Midscale (11,4%) e Upscale (11,8%). Com o aumento da demanda por hospedagem fora do eixo tradicional Rio – São Paulo, outras capitais também registram uma maior procura por hospedagem.
O cenário favorece a cidade de Curitiba, um polo estratégico para o turismo de negócios e lazer no Brasil. A capital paranaense pode apresentar uma crescente busca pelo mercado hoteleiro devido à sua agenda de eventos, que inclui feiras, congressos e festivais culturais, além do aumento no fluxo de turistas em busca da rica gastronomia e atrações locais.
A diversificação da oferta hoteleira e o investimento em experiências diferenciadas são estratégias que têm atraído cada vez mais visitantes.