Associação Brasileira de Automação aponta recuperação das empresas nacionais

Em março, menos empresas encerraram portfólio de produtos e serviços no índice que mede a tendência de encerramento de atividades por redução de portfólio
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil sinaliza que os resultados da Taxa de Retração Industrial de março deste ano apontam uma tendência positiva para a indústria brasileira. O recuo da taxa acumulado de 10,1% no total Brasil e 10% entre as micros e pequenas empresas (MPEs) nos últimos 12 meses revelam que menos empresas encerraram seus portfólios de produtos, o que indica uma maior estabilidade e confiança no ambiente empresarial.
Mesmo com oscilações pontuais no comparativo mensal, os dados reforçam que a indústria segue em um movimento de recuperação e adaptação, com mais maturidade na gestão, maior resiliência após períodos desafiadores e confiança renovada por parte dos empresários.
A Taxa de Retração Industrial é um levantamento estatístico mensal da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Constitui-se em uma ferramenta para a tomada de decisões nos âmbitos público e privado para análises econômicas. Este indicador foi criado com base no número de empresas que encerram seu portfólio de produtos e tem a finalidade de aferir e identificar tendências no encerramento de atividades empresariais no Brasil.
Crédito da foto: Miguel Angelo/CNI