Como atrair talentos para a empresa em cenário competitivo

Como atrair talentos para a empresa em cenário competitivo

Oferecer um bom salário não é suficiente

Atrair talentos se tornou um desafio estratégico para empresas que querem se destacar em um mercado altamente competitivo e afetado pelo baixo desemprego no Brasil. Dados do IBGE mostram que o desemprego está atualmente em 6,5%, a menor taxa dos últimos 15 anos. Com a escassez de profissionais qualificados, oferecer apenas um bom salário já não é suficiente.

Karina Pelanda, gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, conta que benefícios e a reputação do empregador também entram na conta do candidato na hora de decidir se deve ou não se candidatar:

“Os candidatos, principalmente das novas gerações, escolhem empregadores com boa reputação e valores alinhados aos seus, o que força as organizações a repensarem suas estratégias de atração. Se antes o cargo, o status e a empresa faziam diferença, esse cenário mudou.”

Cultura e propósito em destaque

Investir em employer branding é uma das saídas mais eficazes, com empresas mostrando sua cultura por meio de redes sociais e depoimentos de colaboradores. Mostrar o dia a dia da organização ajuda a engajar um candidato que ainda nem pensa em trabalhar na empresa:

“Oferecer um propósito claro, como impacto social ou sustentabilidade, tem atraído especialmente a geração mais jovem, que busca significado no trabalho. As pessoas querem trabalhar onde se sentem valorizadas”, explica Pelanda.

Ações para se destacar em 2025

Processos seletivos ágeis e transparentes para conquistar os melhores profissionais são a premissa para a contratação. Entre as ações estão as parcerias com universidades, feiras de carreiras, e a atuação integrada com o departamento de marketing da empresa, que pode ser o diferencial para vencer a concorrência por talentos em 2025.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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