Economista projeta Selic em 15,5% antes de possível corte no fim de 2025

Economista projeta Selic em 15,5% antes de possível corte no fim de 2025

Ciclo de altas de juros fortalece indicação de investimentos em renda fixa

A taxa Selic continua no centro das atenções em 2025. Com a inflação pressionada e um cenário global de incertezas, os juros básicos podem atingir 15,5% no primeiro semestre, conforme projeção da XP. O Comitê de Política Monetária (Copom) já sinalizou novas altas nas reuniões de março, de 1,00 ponto percentual (p.p.) na taxa Selic, chegando a 14,25%; maio, projeção de alta de 0,75 p.p.; e junho, +0,50 p.p., reforçando um cenário de aperto monetário.

O principal fator por trás desse movimento é o controle da inflação, que segue acima da meta. Segundo o economista da XP, Rodolfo Margato, a projeção da instituição financeira para este ano é uma inflação de 6%, com tendência de queda para 4,5% em 2026. “Ainda não atingimos a meta de 3%, mas há sinais de descompressão”, explica.

Se essa previsão se confirmar, o segundo semestre pode marcar o fim do ciclo de alta da Selic. A XP não descarta um cenário de estabilidade ou até mesmo cortes nos juros no final do ano, caso a inflação continue desacelerando. “Se o real ficar relativamente estável nos próximos meses e a desaceleração econômica se intensificar, o Copom poderá aumentar sua taxa básica de juros pela última vez em maio, ao invés de junho, como considerado em nosso cenário base atual. Se estivermos corretos, talvez ao final de 2025 ou início de 2026 já discutamos um ciclo de corte de juros”, acrescenta Margato.

Cenário favorece o investimento em renda fixa

O ciclo de altas de juros precisa ser observado pelos investidores que podem adotar novas estratégias para proteger seu patrimônio e alcançar um melhor retorno. Segundo o relatório “Onde Investir em 2025: seu guia de investimentos”, que apresenta as estimativas e a expectativa da XP Inc. para o ano, os títulos atrelados à inflação podem obter melhor rentabilidade.

“As opções de investimentos em renda fixa, sobretudo os que têm prazos de vencimento curto ou intermediário, são as melhores alternativas atualmente. Em 2024, estas foram as classes de ativos que lideraram os retornos no Brasil, acumulando mais de 12% ao ano. Com taxas próximas a IPCA+7%, esses títulos oferecem carrego atrativo, mesmo em cenários de repique inflacionário”, avalia Renato Sarreta, economista e líder XP no Sul.

O especialista reforça que apesar do momento favorável para a renda fixa, a diversificação deve ser sempre considerada. “Os produtos de renda fixa têm apresentado uma melhor margem de ganho e estão atraindo os investidores, principalmente por oferecer estabilidade e segurança. Entre os mais buscados estão os títulos pós-fixados e o Tesouro Selic. Mas, esse movimento pode gerar oportunidades também na renda variável, com a oferta de papéis com valores mais competitivos, pensando no longo prazo. A diversificação deve ser sempre um mantra para quem investe, pois ajuda a proteger o patrimônio diante das variações do mercado”, recomenda Renato.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *