Emprego sobe no ranking de prioridades do Governo para a população do Sul

Aumenta também a expectativa de maior desemprego
O Governo Federal deve passar a priorizar mais as políticas voltadas para a criação de empregos e renda, hoje a maior área de atenção indicada pela população, logo após a saúde. Essa é a conclusão da última pesquisa RADAR FEBRABAN, realizada em março, em todo o país. Na região Sul, 18% dos entrevistados apontaram o emprego como prioridade do governo. Em dezembro, esse índice estava em 17%.
Emprego e renda ficam em segundo lugar na lista de prioridades, ao lado da preocupação com inflação e custo de vida (também com 18%). Ambas são superadas apenas pela saúde (28%). Outras menções importantes foram as feitas à educação (11%), combate à corrupção (7%) e impostos (6%).
Essa percepção está ligada à expectativa de aumento do desemprego na região, também detectada na pesquisa Radar FEBRABAN. No levantamento atual, 43% dos entrevistados disseram que esperam uma elevação nos índices de desemprego, crescimento de cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior (38%).
A Pesquisa RADAR FEBRABAN é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) e mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia e prioridades para o país. A pesquisa também apura as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras.