Grupo Nelson Heusi e Titan Cargo unem forças para criar o maior conglomerado logístico do Mercosul

Grupo Nelson Heusi e Titan Cargo unem forças para criar o maior conglomerado logístico do Mercosul

Com a aliança, a projeção é de quintuplicar as operações de transporte rodoviário no Mercosul

O Grupo Nelson Heusi (GNH), um dos mais diversificados conglomerados logísticos do Brasil, e a Titan Cargo, transportadora com foco em operações no Mercosul, anunciaram uma aliança estratégica que promete transformar o setor logístico na América do Sul. A parceria tem como objetivo ampliar a eficiência das operações, reduzir custos e oferecer soluções integradas e tecnológicas para empresas de diferentes setores, consolidando-se como o maior player do segmento no bloco econômico. O GNH cresceu 41% em 2024 e projeta superar 45% para este ano.

“A empresa vem crescendo, nos últimos anos, em média, na ordem de 30% ao ano. Movimentamos em 2024 28 bilhões de dólares em mercadorias, com transações para mais de 120 países, abrangendo os quatro continentes. A parceria fortalece esse ritmo acelerado e nos projeta ainda mais em um segmento em ascensão”, explica Marcos Heusi, CEO do Grupo Nelson Heusi, quarta geração à frente da companhia.

Com 92 anos de experiência no setor, o Grupo Nelson Heusi é referência em liberação aduaneira, transportes internacionais, armazenagem e distribuição. A companhia opera em diversos modais e integra as principais rotas comerciais do Mercosul. Já a Titan Cargo, que conta com profissionais de referência no segmento e é especialista no transporte de cargas sensíveis e de alto valor, destaca-se pelo uso de tecnologia avançada e protocolos rigorosos de segurança, por garantir eficiência e confiabilidade em entregas estratégicas.

Economia nos custos logísticos

“Neste momento, nossa parceria está focada no transporte terrestre, em gerar, inicialmente, uma economia de 12% nos custos logísticos para os clientes, com otimização de rotas e processos. Toda essa movimentação também trará um incremento econômico direto e indireto, com a previsão de 350 novos postos de trabalho. Somos uma empresa catarinense, com sede em Itajaí, mas com atuação global. Além disso, com essa nova parceria, passamos a transportar todos os tipos de produtos, com as licenças homologadas pelos órgãos responsáveis, o que nos assegura uma capilaridade e uma representatividade maior frente ao mercado”, explica Marcos Heusi.

A empresa conta com mais de 30 escritórios no país, estando presente também nos principais aeroportos, portos e fronteiras brasileiras e movimentando mais de 55 mil TEUs mensais.

A aliança entre as duas empresas do setor vai muito além de uma integração operacional. O novo conglomerado terá investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e ampliação da capacidade logística, permitindo otimizar rotas, aumentar a velocidade de entrega e oferecer soluções ainda mais customizadas para os clientes.

A parceria contempla quatro frentes estratégicas:

●       Expansão da infraestrutura logística, com novos hubs de distribuição e ampliação da malha rodoviária e intermodal;

●       Uso de tecnologia avançada, como inteligência artificial e automação de processos para maior eficiência e rastreabilidade em tempo real;

●       Sustentabilidade, com redução da pegada de carbono, otimização do consumo de combustível e investimento em frota elétrica e híbrida;

●       Internacionalização, com o fortalecimento das conexões comerciais do Mercosul por meio de novas operações estratégicas na América Latina, Europa e Ásia.

“A união entre as duas empresas representa um divisor de águas para a logística da América do Sul. Com uma infraestrutura robusta e tecnologia de ponta, seremos responsáveis por uma movimentação recorde de cargas, ampliando a capilaridade e a velocidade das entregas em toda a região”, destaca Marcos Heusi, CEO do Grupo Nelson Heusi.

Com a parceria das operações, o conglomerado terá um impacto direto na redução de custos operacionais e no aumento da eficiência logística, e deverá criar um ecossistema mais competitivo para empresas de diferentes segmentos, como indústria, comércio eletrônico e agronegócio. “A parceria também visa expandir a presença das empresas em novos mercados, tanto dentro do Mercosul quanto em outras regiões do globo. A integração de tecnologias avançadas de rastreamento e gestão de frota será um dos pilares dessa expansão, com a garantia de maior transparência e controle para os clientes”, completa o CEO do Grupo Nelson Heusi.

Brasil no centro da inovação logística do Mercosul

Além do impacto econômico, a aliança posiciona o Brasil como referência na logística do Mercosul, tendo em vista que passa a facilitar a integração entre os países do bloco e fortalecendo sua competitividade no comércio exterior. A expectativa é que a nova estrutura movimente bilhões de reais em operações logísticas anualmente, e que contribua para elevar a capacidade do setor e gerar novas oportunidades de negócios.

“Hoje temos liderança no market share no segmento de liberação aduaneira, mas entendemos que existe muito para crescer. Temos dois armazéns projetados para atender às demandas mais exigentes do mercado, combinando infraestrutura de ponta, monitoramento full-time e processos inteligentes, proporcionando maior eficiência operacional, segurança da carga e redução de custos logísticos, além da localização estratégica. Atendemos marcas globais e tudo chancelado com práticas sustentáveis, métricas cada vez mais necessárias e exigidas pelos grandes players. Até 2033, a companhia tem como meta ter até 33% da receita gerada por meio de uma frota com fontes de energia renováveis ou por meio de programas de compensação de carbono para transporte marítimo e aéreo”, finaliza Marcos Heusi.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *