Tirolez apresenta nova identidade visual em comemoração aos 45 anos da marca

Tirolez apresenta nova identidade visual em comemoração aos 45 anos da marca

Maior indústria 100% brasileira de queijos ganha campanha, novas embalagens e dá protagonismo ao Sr. Minas

Reconhecida por sua qualidade e tradição, a Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos, completa 45 anos no próximo dia 1º de maio. Em linha com sua história de inovação e constante evolução, aproveita o momento para apresentar aos consumidores seu reposicionamento de marca, que reforça a tradição e a qualidade dos produtos Tirolez, conectando sabores e experiências para levar sempre o melhor queijo à mesa dos consumidores.

A marca ganhou nova assinatura (“Melhor a cada Queijo”), logomarca e embalagens e contará com campanha 360º, com ativação de: mídias online, redes sociais, imprensa, pontos de vendas e endomarketing. O famoso personagem da Tirolez ganhou protagonismo e passa a ser chamado de “Sr. Minas”, em homenagem ao estado em que essa história de sucesso nasceu.

Tudo começou em 1980, na cidade de Tiros, em Minas Gerais, quando os irmãos Cícero e Carlos Hegg, então engenheiros recém-formados, decidiram empreender. Compraram um laticínio e perceberam que o negócio tinha potencial. Afinal, a pequena planta de produção estava instalada em uma das bacias leiteiras mais importantes do país e reconhecida por queijos de qualidade. Batizaram a marca de Tirolez, em homenagem à cidade, e seguiram com o propósito de produzir, com cuidado e amor, queijos que suas próprias famílias adorassem consumir.

Ao longo de seus 45 anos de história, a inovação sempre foi um valor cultivado pela empresa. A Tirolez foi a primeira a lançar os queijos especiais no Brasil, em 1990; a primeira na categoria de queijos light (1994); a responsável por criar o primeiro Creme de Ricota e de Queijo Minas Frescal no país, em 2008 e 2010, respectivamente; além de ser a marca com a maior e mais completa linha de queijos zero lactose.

“A Tirolez possui uma história que nos dá muito orgulho e esse novo momento da marca é mais um passo no caminho da evolução. Com o propósito de oferecer experiências que alimentam o melhor de nós, a Tirolez reforça, por meio da nova assinatura de marca Melhor a cada Queijo, a credibilidade e evolução contínua desde os processos internos e qualidade dos produtos, até a jornada de experiência do consumidor”, comenta Marcel de Barros, CEO da empresa.

Reposicionamento da marca

O novo momento é marcado pela evolução da identidade visual, que passa a ser mais moderna, sem perder a essência. O vermelho, que já é marca registrada da Tirolez, segue sendo a cor principal, mas a tipografia e os ícones foram atualizados, ganhando um pattern inspirado nas formas dos queijos.

O reposicionamento, idealizado em parceria com a agência Ana Couto, também redefine a marca a partir do arquétipo do sábio, materializado pelo personagem Sr. Minas. A nova assinatura, “Melhor a Cada Queijo”, reforça a tradição e qualidade da Tirolez, uma marca que inova a cada dia e que inspira o consumidor a descobrir novos sabores e experiências.

Evolução do Sr. Minas

O personagem que estampa as embalagens e comunicações da marca foi criado em 1989 e evoluiu ao longo do tempo, dando identidade aos produtos nas gôndolas dos supermercados. Em sua nova versão, ganhou protagonismo, se tornando o interlocutor da marca com diversos públicos e aumentando a conexão e proximidade com o consumidor. Batizado de Sr. Minas, ele é um queijista que vai interagir em diversas plataformas e momentos.

Mas o que é um quejista? Enquanto o mestre queijeiro é o especialista na arte de fazer queijos e cuida de cada detalhe dos processos de produção, o queijista estuda a história dos queijos, seus diferentes tipos e técnicas de degustação e harmonização.

“O Sr. Minas personifica a marca e se aproxima do consumidor final de queijos. Ele tem como objetivo orientar os nossos consumidores, clientes e transformadores na escolha dos melhores queijos para cada ocasião, além de inspirar a experimentação de novos sabores e combinações. Por que não um queijo azul em uma salada? Ou um Brie para acrescentar sabor à sobremesa? O mundo dos queijos permite infinitas variações”, explica Andrea Köhler, Diretora de Marketing da Tirolez, destacando que o personagem é também a estrela das novas embalagens, que começam a ser apresentadas ao mercado neste mês de março.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *