O futuro do varejo envolve protagonismo do consumidor e Inteligência Artificial

O futuro do varejo envolve protagonismo do consumidor e Inteligência Artificial

Tema será debatido na ExpoApras, que acontece de 22 a 24 de abril

Um dos temas que serão abordados na ExpoApras, que acontece de 22 a 24 de abril, no Expotrade Convention Center, é o futuro do varejo, com foco no protagonismo do consumidor e no papel transformador da Inteligência Artificial. Durante o evento, especialistas na área compartilharão suas percepções sobre como as empresas podem se adaptar a um cenário em constante mudança. Entre os palestrantes, está a Sócia Fundadora da Connect Shopper, Fátima Merlim, que destaca a importância de um conhecimento profundo do consumidor, ressaltando que a segmentação comportamental e uma jornada de compra fluida são essenciais.

“O shopper se tornou mais seletivo e exigente, conectado a causas como sustentabilidade e bem-estar”, afirmou Fátima, indicando que marcas precisam ter uma proposta de valor clara e relevante.

A digitalização também deve ser feita com sentido, integrando experiências físicas e digitais, por meio do conceito “phygital”. Fátima ressalta a necessidade de otimização na gestão com o uso de dados preditivos para reduzir rupturas (falta de produtos nas gôndolas) e superestoques, além da importância de uma cultura organizacional sólida baseada em liderança empática. “As empresas são feitas de gente para atender gente”, disse.

Ela sugere três passos fundamentais para o sucesso no varejo: conhecer profundamente o cliente, simplificar e otimizar a experiência de compra e experimentar inovações que gerem valor real.

Um dos expositores da feira, a RP Info, reunirá em seu estande as principais tecnologias e soluções para o setor. Segundo o diretor comercial da empresa, Tiago Nascimento, a chave para o futuro do varejo é a tecnologia, com foco principal em Inteligência Artificial.

“A IA é um caminho sem volta e veio para simplificar processos, otimizar operações, personalizar a experiência do consumidor e facilitar a tomada de decisões baseadas em dados”, dizTiago Nascimento.

Entre as novidades da RP Info na feira, está o Target IA, um aplicativo mobile que disponibiliza indicadores de resultados de forma online, em tempo real e na palma da mão do gestor. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial para responder perguntas sobre o negócio por meio de uma integração com o chatgpt. Com ele, os varejistas podem fazer questionamentos sobre suas vendas e receber respostas rápidas e assertivas após a IA cruzar os dados da loja.

Neste contexto em que a Inteligência Artificial torna a gestão mais analítica e assertiva, Cláudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso, destaca que pesquisas demonstram que a implementação da IA nas empresas pode aumentar a conversão de novos clientes em até 20% e impulsionar a receita e a retenção em 30% a 40%, respectivamente.

“Podemos afirmar que o sucesso dos projetos que envolvem IA está na capacidade dos profissionais de marketing e vendas de conectar seus desafios às oportunidades geradas por essa tecnologia. A Inteligência Artificial está revolucionando a forma como as empresas operam e interagem com seus clientes”, completa Shimoyama.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *