Made in Paraná estreia com histórias do empreendedorismo paranaense

Made in Paraná estreia com  histórias do empreendedorismo paranaense

Podcast quinzenal vai contar histórias de empresas e empresários que movem a economia do estado

“Made in Paraná” é o novo podcast que estreia nas emissoras Jovem Pan News  nesta terça, dia 15, às 10h, para contar histórias que movem a economia do estado e tornar-se a vitrine do empreendedorismo paranaense. O primeiro podcast, que será quinzenal, estará disponível também no Spotify , com cortes especiais nas páginas do Instagram da Jovem Pan News do Grupo Ric.

O programa terá à frente a jornalista Rafaela Moron e a participação de Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, a agência de desenvolvimento do governo paranaense. Os primeiros dois episódios trazem o depoimento de Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, e de Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, uma das maiores empresas brasileiras do setor de cosméticos e beleza.

Made in Paraná é uma iniciativa do Ric Business Hub, vertical de conteúdo e negócios do Grupo Ric criado para valorizar a força empreendedora que impulsiona o desenvolvimento do Paraná. As entrevistas destacam empresários e líderes dos setores da indústria e de serviços, que compartilham suas trajetórias, desafios e conquistas, trazendo histórias reais de quem constrói o Paraná todos os dias.

Os convidados são nomes de relevância estadual e nacional, que representam organizações fundamentais para o crescimento do Paraná. Cada episódio é um mergulho nas experiências de quem transforma ideias em negócios e obstáculos em oportunidades.

Vitrine para o empreendedorismo

O empresário Leonardo Petrelli é co-fundador e presidente do maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná. No primeiro episódio do Made in Paraná ele relembra momentos marcantes da história do grupo, que se confundem com o desenvolvimento do estado nas últimas quatro décadas.

“Mais do que números e resultados, o que move o Paraná são pessoas. O Made in Paraná foi criado para dar voz a essas histórias de coragem, visão e superação. É um espaço para dar luz a quem faz, a quem empreende, a quem insiste, mesmo diante das dificuldades. Porque o Paraná é isso: gente que transforma desafio em oportunidade e trabalho em legado. Somos um dos motores da economia brasileira, e essas vozes merecem ser ouvidas com atenção, respeito e admiração”, diz Petrelli.

Para Eduardo Bekin, a produção de um programa como o Made in Paraná é muito importante porque ele fortalece a Marca Paraná. “Estimulamos as empresas e os empresários a olharem o Paraná como marca e a associarem o valor dessa marca à existência de uma gente maravilhosa que gosta de trabalhar, que vem se capacitando, e fazendo com que nos tornemos referência econômica nacional e internacional”.

Ric Business Hub

Ric Business é um hub de comunicação, mídia e eventos que se dedica especialmente ao mercado B2B, direcionado para atrair empresários e empresas, criando um ambiente propício para a interação e troca de ideias entre profissionais que estão no topo de suas áreas de atuação, explica Ivete Azzolini, diretora de Conteúdo, Produto e Convergência do Grupo Ric.

O Ric Business Hub reúne todos os veículos de comunicação do Grupo Ric, abrindo espaço para as notícias corporativas e os projetos crossmedia e criando oportunidades de investimento para seus anunciantes. Entre esses projetos, estão a cobertura de economia e negócios feita pelo TOPVIEW Business/WTC Curitiba e o portal Grands por Bessa, assinado pelo jornalista Reinaldo Bessa, com grande experiência no jornalismo de personalidades do estado.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *