TIM lança programa de mentoria para empoderar e acelerar a carreira de mulheres na tecnologia

TIM lança programa de mentoria para empoderar e acelerar a carreira de mulheres na tecnologia

Projeto em parceria com Mulheres Positivas e CMI Business Transformation reforça o compromisso da operadora com a equidade de gênero

Para acelerar a carreira de mulheres em tecnologia e potencializar seus talentos, a TIM lança um novo programa de mentoria externa, desenvolvido em parceria com o ecossistema Mulheres Positivas, a CMI Business Transformation e outras empresas referência no setor. A Mentoria para Mulheres em Tecnologia vem reforçar o compromisso da operadora com a equidade de gênero no mercado de trabalho. O objetivo é promover uma jornada de troca entre profissionais com diferentes vivências, além de empoderar, desenvolver e potencializar a representatividade em um segmento onde há oportunidades de maior equilíbrio de gênero. As interessadas poderão realizar a inscrição a partir hoje nos canais digitais da companhia.

A Mentoria para Mulheres em Tecnologia representa uma evolução do programa Mentoria Intercompany, que teve início em 2021 e já impactou diretamente mais de 440 mulheres de diferentes segmentos ao longo das 4 turmas. O novo formato, com foco tech, terá início em maio e foi pensado para fortalecer redes de apoio e suporte profissional, além de ampliar o diálogo sobre a equidade de gênero. Durante sete meses, as participantes passarão por um processo que inclui autoconhecimento, construção de networking, inspiradas por experiências de profissionais com mais vivência no setor. O programa contará com a participação de 15 duplas de mentora + mentorada, com 10 sessões 100% online, além de encontros como rodas de conversa com foco em carreira e competências digitais.

“Com o novo projeto de mentoria, estamos criando oportunidades reais para que mulheres possam se desenvolver, liderar e construir o futuro da tecnologia. Conectar conhecimentos e histórias é um movimento capaz de transformar realidades e fortalecer redes de inspiração e confiança. A partir dessa oportunidade de desenvolvimento profissional, tenho a certeza de que as participantes poderão ampliar a visão de carreira e construir juntas um legado de empoderamento, sororidade e inovação.”, comenta Maria Antonietta Russo VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.

As mentoras selecionadas são mulheres que ocupam posições de liderança sênior ou executiva na TIM ou em empresas de tecnologia e inovação, que tenham com pelo menos 10 anos de experiência no mercado. “Contar com a participação destas profissionais com carreiras consolidadas em companhias estratégicas, torna a iniciativa ainda mais inspiradora e enriquece a jornada das mentoradas”, completa a executiva.

Para Fabi Saad, fundadora do ecossistema Mulheres Positivas, o programa e a parceria têm relevância estratégica dentro do mercado de trabalho. “A equidade de gênero na tecnologia é um desafio global, e iniciativas como essa são fundamentais para acelerar a presença feminina no setor. Criar conexões e oferecer mentoria para mulheres que querem crescer na área de tecnologia é uma forma concreta de impulsionar mudanças e abrir novas portas para futuras líderes.”

O projeto contará ainda com uma segunda fase, prevista para o segundo semestre, ampliando o seu impacto e promovendo transformação em outros setores da sociedade, como o agronegócio. A ideia é expandir ainda mais as oportunidades para maior representatividade de mulheres em setores diversos, reforçando o compromisso da TIM com a equidade de gênero.

Sobre a Mentoria para Mulheres em Tecnologia

O programa de mentoria será dedicado a mulheres que sejam profissionais de nível pleno, com três a seis anos de experiência no mercado nas carreiras de tecnologia, ou que estejam em processo de transição para o setor de tecnologia. É importante que as profissionais tenham disponibilidade para participar de todas as etapas, que acontecerá de maio a novembro, com 10 sessões de mentoria e 3 rodas de conversa. Todas as fases serão ao vivo e 100% online.

Para participar, é necessário fazer inscrição pelo hotsite (https://www.tim.com.br/rj/sobre-a-tim/diversidade-e-inclusao/mulheres-em-tecnologia), de 27/03 a 08/04, preencher as informações e aguardar as etapas do processo de seleção. Além das sessões de mentoria, o programa prevê a criação de uma comunidade entre as participantes, bem como rodas de conversa coletivas com foco em carreira e acesso exclusivo a cursos no App Mulheres Positivas.

O programa de Mentoria para Mulheres em Tecnologia contará com a gestão técnica e curadoria da CMI Business Transformation, que também terá a responsabilidade do processo de matching das duplas de mentora e mentorada. Desta forma, será possível garantir a conexão estratégica entre perfis complementares e promover o máximo aproveitamento da jornada de desenvolvimento.

Vale destacar que as profissionais que realizarem sua inscrição, mas não forem selecionadas para serem mentoradas, terão acesso a ações específicas com foco em desenvolvimento, carreira e competências digitais, além de licenças premium do app Mulheres Positivas, que oferecem clube de benefícios, podcast semanal, ELASflix e conteúdos exclusivos, para além de cursos e vagas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *