51% dos profissionais querem mudar de carreira

51% dos profissionais querem mudar de carreira

Inteligência Emocional é o principal desafio

Se no passado, permanecer anos em uma mesma empresa era a meta da maioria dos funcionários, esse quadro mudou, e muito: para muitos brasileiros, trocar de profissão faz parte de um novo jeito de encarar o trabalho. É o que mostra a pesquisa realizada pela plataforma DataCamp, apontando que 51% dos profissionais no Brasil têm intenção de realizar uma transição de carreira nos próximos anos.

Para Karina Pelanda, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, o movimento revela uma tendência clara, o emprego já não é mais linear:

“As pessoas estão deixando de ver a carreira como um caminho linear e definitivo. Hoje, é mais sobre propósito, flexibilidade e oportunidade. A mudança não é mais sinônimo de fracasso — é de evolução”.

Medo ainda é obstáculo

Mas nem tudo são flores para os que decidem fazer a chamada “pivotagem”. Há pressões sociais e econômicas que ainda pesam na decisão. Segundo a pesquisa 17% consideram a transição positiva, mas têm medo de arriscar. Outros 16% compartilham do mesmo pensamento, mas sentem que o mercado de trabalho não está favorável.

Tecnologia na ponta

Carreiras ligadas à tecnologia são as mais atrativas para quem deseja recomeçar. Programação, desenvolvimento de software, cibersegurança, inteligência artificial e machine learning aparecem no topo das áreas mais promissoras:

“Tecnologia é a bola da vez quando o assunto é transformação. Quem entra nesse mercado se insere num ecossistema que cresce, se reinventa e abre portas constantemente”, explica Karina.

Além do conhecimento técnico, as habilidades comportamentais são cada vez mais decisivas em processos seletivos. O estudo revela que 67% dos entrevistados apontam a inteligência emocional como competência essencial. Em seguida vêm a comunicação interpessoal (65%), capacidade de aprender (63%), trabalho em equipe (60%) e resolução de problemas (58%).

Para Karina, quem deseja mudar de carreira precisa desenvolver um equilíbrio entre formação técnica e competências socioemocionais:

“O mercado valoriza cada vez mais pessoas adaptáveis, comunicativas e abertas ao aprendizado constante. Essa é a base para qualquer transição bem-sucedida” finaliza.

Crédito da Imagem: Sora

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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