Preço médio dos carros usados bate novo recorde e supera R$ 87 mil em abril

Preço médio dos carros usados bate novo recorde e supera R$ 87 mil em abril

Entre as montadoras, o grande destaque ficou com a Toyota, que ocupou os três primeiros lugares do ranking de modelos mais rentáveis no mês

Pelo segundo mês consecutivo, o ticket médio dos carros usados no Brasil atingiu patamar recorde em abril. De acordo com Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar, o valor médio de venda dos veículos ficou em R$ 87.107, quase 2% maior do que os R$85.563 registrados em maio, até então a maior alta da série histórica do PVU. A Margem Bruta média das revendedoras permaneceu em 11,0%, enquanto o giro de estoque apresentou leve recuo para 38 dias.

“Estamos falando de um cenário surpreendente nesses primeiros meses de 2025, pois apesar do bom momento vivido pelo setor automotivo nos últimos anos, sempre é esperado um arrefecimento neste período, mesmo que leve, quando consideramos uma situação econômica geral ainda em recuperação no País. Mas para se ter ideia, a Fenabrave divulgou recentemente que os emplacamentos no primeiro quadrimestre já superaram em 5,7% o volume registrado em 2024, que foi um ano muito bom. Podemos dizer, agora, que a tendência para o setor automotivo como um todo é de um crescimento ainda mais sólido nos próximos meses”, avalia o Country Manager da MegaDealer.

Ainda segundo o PVU, no mês de abril as concessionárias atingiram uma média de 73% de retorno sobre investimento (ROI) com carros seminovos, considerando aqueles com até 3 anos de uso.

Mas o que chama a atenção é o domínio da Toyota no ranking de modelos mais rentáveis. Na primeira colocação, o Toyota Yaris Hatch apresentou um preço médio de R$ 86 mil, margem bruta de lucro em 10.6% e giro de estoque médio em 26 dias, seguido do Corolla Cross (preço médio de R$143mil, margem de 9.9% e giro médio em 27 dias). O Corolla completa o Top 3, com preço médio de R$134 mil, margem bruta de 9.8% e giro de estoque médio em 28 dias.

A amostra do estudo engloba 2.867 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$1,4 bilhão de vendas anualmente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *