8 em cada 10 pessoas consideram delegar decisões financeiras à IA

8 em cada 10 pessoas consideram delegar decisões financeiras à IA

Benefícios encontrados são maior rentabilidade, controle e suporte inteligente nas decisões com dinheiro

Pesquisa realizada pelo PicPay durante o Web Summit Rio 2025 aponta que mais de 80% das pessoas estão abertas à aplicação de inteligência artificial generativa para melhorar sua vida financeira. A ação fez parte da presença da companhia em um dos maiores eventos globais de tecnologia, que reuniu cerca de 34 mil pessoas no Rio de Janeiro para discutir o futuro da tecnologia.

O levantamento, feito por meio de um painel interativo, contou com mais de 900 votos distribuídos entre três perguntas sobre o uso de IA em decisões financeiras. Entre os destaques, 82% dos entrevistados afirmaram que aceitariam deixar a IA monitorar seus gastos em troca de descontos personalizados, enquanto 80% consideraram a possibilidade de delegar decisões financeiras a agentes autônomos para obter melhores retornos. Quando questionados sobre o que mais os empolga, a maioria apontou o potencial de aumentar ganhos e facilitar a gestão financeira.

Os resultados refletem a visão do PicPay sobre o uso da GenAI no setor financeiro, tema de dois painéis que contaram com a participação de executivos da companhia ao longo do evento. No primeiro, Anderson Chamon, cofundador e VP Executivo de Novos Negócios do PicPay, defendeu que agentes autônomos serão o próximo passo da IA generativa no setor. “Estamos falando de uma IA que entende o cliente, toma decisões por ele e talvez nem precise de um aplicativo bancário”, afirmou Chamon.

Já no segundo painel, Renan Oliveira, Chief AI Officer do PicPay, reforçou que a revolução da IA já está em curso — e será determinante para definir os líderes do setor financeiro nos próximos anos. “Não é IA por IA, é IA que resolve problemas reais e facilita a jornada do cliente. Quem entregar a experiência mais fluida e segura, vence”, completou.

Com destaque para o Assistente PicPay — que permite, por exemplo, fazer Pix via WhatsApp usando apenas comandos de voz, fotos ou mensagens encaminhadas — a empresa tem se consolidado como referência no uso de IA no setor financeiro, sendo o principal player do setor financeiro a implementar o Microsoft Azure OpenAI Service em assistente de atendimento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *