Forum apresenta oportunidades de investimentos em parcerias público-privado

Rodrigo Vilaça, presidente do Lide Transportes/Foto: Rubens Nemitz Jr
Maior desafio para atrair investimentos é a falta de acesso a informações claras e centralizadas
O mercado de compras públicas responde por aproximadamente 12% do PIB brasileiro, segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Por ser um setor estratégico para o desenvolvimento econômico nacional, o LIDE Paraná realizou nesta semana a segunda edição do Fórum de Infraestrutura e Logística + PPP, com o objetivo de fomentar parcerias e abrir novas fronteiras de negócios para o empresariado paranaense.
Realizado no teatro do UniCuritiba, o evento reuniu lideranças empresariais, especialistas do setor, autoridades e representantes de mais de 50 cidades do Estado, que participaram de três painéis temáticos. “Muitas empresas têm soluções que podem contribuir com melhorias na infraestrutura das cidades e na logística, mas não sabem como se conectar com o poder público ou transformar essas oportunidades em negócios e parcerias que gerem benefícios reais para a região. O objetivo do evento foi justamente apresentar esse caminho e mostrar as oportunidades que existem”, explicou Heloísa Garrett, presidente do Lide Paraná.
Cidades como catalisadoras de negócios
O primeiro painel, intitulado “Infraestrutura e Desenvolvimento nas Cidades”, mostrou o potencial econômico dos municípios paranaenses. Guto Silva, secretário de Cidades do Paraná, apresentou um panorama detalhado das oportunidades de investimento em infraestrutura em diversas regiões do Estado. “Em fevereiro do ano que vem, o PIB do Paraná vai dobrar. No entanto, quando analisamos sob a perspectiva da infraestrutura, a velocidade não é a mesma. O grande desafio é justamente acelerar esses investimentos para acompanhar o ritmo do crescimento econômico do Estado. E não vejo outro caminho senão atrair o investimento privado para serviços que até então eram exclusivamente públicos”, afirmou Silva.
Ele apresentou cases de sucesso no Estado, como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área de iluminação pública, que hoje atendem 22 municípios, beneficiando cerca de 5 milhões de habitantes e contemplando 500 mil pontos de iluminação, e de urbanização, que está asfaltando todos os municípios do Paraná. Este programa já conta com consórcios e PPPs em andamento, com investimentos totais estimados em R$ 4 bilhões, sendo aproximadamente R$ 1,5 bilhão provenientes de recursos estatais.
No mesmo painel, Everton Nubiato, mestre em Ciências Geodésicas, apresentou o case de infraestrutura inteligente da ENGEFOTO, demonstrando como a integração de sistemas digitais está redefinindo a engenharia de transportes e otimizando recursos públicos. Os sistemas Geowise, software gestão territorial evolutivo, SAVAR, sistema de avaliação e vigilância de atividades remotas, e SIGGA, plataforma online que integra GIS e BIM para ativos de infraestrutura lineares foram apresentadas como soluções para isso.
O terceiro palestrante do painel foi Gustavo Stier, diretor da Citymatch, que abordou o tema “As Cidades como Vitrines Econômicas”. Ele apresentou a Citymatch como o primeiro marketplace 100% nacional voltado à promoção de negócios entre cidades e empresas. A plataforma possui um banco de dados robusto que facilita a conexão entre o setor público e a iniciativa privada, com o objetivo de potencializar investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios.
“Hoje, o maior desafio para atrair investimentos é a falta de acesso a informações claras e centralizadas. Se pequenos e grandes municípios tivessem visibilidade igual e os investidores pudessem comparar oportunidades em um só lugar, reduziríamos custos, tempo e desperdício de investimentos”, afirmou Stier. Ele também destacou o programa Rota do Progresso PR, uma iniciativa do governo estadual que destina R$ 2,5 bilhões a ações multissetoriais voltadas ao desenvolvimento dos 80 municípios com menor Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM).
Logística sustentável como diferencial competitivo
O segundo painel do fórum foi dedicado à “Logística e Sustentabilidade”. Rodrigo Vilaça, presidente do Lide Transportes, abordou os desafios e oportunidades da infraestrutura logística no Brasil, destacando a necessidade urgente de integrar modais, reduzir custos e aumentar a eficiência para tornar o país mais competitivo.
Vilaça reforçou que a adoção de práticas sustentáveis pode transformar a logística em um diferencial competitivo, ao mesmo tempo em que contribui para a descarbonização e para a construção de cadeias mais resilientes. Também ressaltou a importância da colaboração entre setor público e iniciativa privada para viabilizar investimentos em transporte ferroviário, hidroviário e portuário, promovendo uma matriz mais equilibrada e eficiente.
Na sequência, Luiz Fernando Garcia, presidente da Portos do Paraná, destacou como as iniciativas sustentáveis implementadas no Porto de Paranaguá têm sido fundamentais para os sucessivos recordes operacionais. Segundo ele, mesmo com uma estrutura geograficamente compacta — apenas cinco quilômetros de cais — o porto movimentou cerca de 70 milhões de toneladas no último ano, graças à alta eficiência logística. Garcia explicou que essa performance se apoia em três pilares: o acesso aquaviário, que está sendo ampliado por meio da primeira concessão de canal do país; a modernização dos terminais, com leilões que somam mais de R$ 2 bilhões em investimentos; e os acessos terrestres, com o desafio diário de gerenciar até 12 mil caminhões sem impactar a convivência urbana.
Fábio Moro, diretor da NHS, abordou a intersecção entre energia e mobilidade urbana, demonstrando como tecnologias inteligentes podem prevenir o caos no trânsito, enquanto reduzem a pegada de carbono nas cidades. Completando as discussões, o professor Abdel Hack, doutor em Geociências e Meio Ambiente, enfatizou a capacitação profissional como elemento fundamental para a sustentabilidade em territórios de risco.
PPPs como motor de desenvolvimento
O terceiro e último painel do evento abordou as Parcerias Público-Privadas (PPPs) como um poderoso instrumento de cooperação entre o setor público e privado, essencial para a aceleração de projetos estruturantes. Ulisses Maia, Secretário do Planejamento do Paraná, fez uma apresentação detalhada sobre o panorama atual das PPPs no Estado e ressaltou o impacto positivo delas no aprimoramento da infraestrutura e na geração de soluções inovadoras para áreas como saneamento, transporte e saúde. “As PPPs se destacam como uma solução que facilita a implementação de projetos de longo prazo com maior eficiência, criando uma sinergia entre os interesses públicos e privados”, destacou.
Encerrando o painel, a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, representando também a Smart Capex, compartilhou o case do Projeto PCI – Parque Industrial de Canoas, exemplificando como o desenvolvimento de polos industriais planejados pode transformar economias locais e gerar prosperidade sustentável.